Via assessoria:
O governador Beto Richa, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, assinam nesta quinta-feira (4), convênio para o repasse de R$ 6,2 milhões para ampliação do aeroporto de Londrina Governador José Richa. Os recursos são necessários para que o município desaproprie terrenos na parte sul do aeroporto, permitindo ampliação da pista, construção de saguão e terminal. A assinatura do convênio será na 53.ª ExpoLondrina.
O aeroporto é administrado pela Infraero e tem a segunda maior movimentação de aeronaves e passageiros no Paraná, depois de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O terminal recebe perto de 1 milhão de pessoas por ano. A central da Infraero em Londrina controla 23 aeroportos da região.
O projeto de ampliação, que deve ser concluído em 2015, prevê mais 600 metros, instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS CAT I), Estação Meteorológica de Superfície Classe I (EMS – I), Sistema de Luzes de Aproximação (ALS I) e novo DVOR (equipamento de proteção ao voo).
O repasse completa os investimentos do governo estadual para a desapropriação de terrenos. No ano passado, foram repassados R$ 9,7 milhões para o início das desapropriações.