Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Segurança com energia elétrica

14 ago 2013 às 10:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Teve início nesta segunda-feira a 8ª Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, que mobiliza 64 concessionárias de distribuição na divulgação dos cuidados para evitar os principais acidentes com eletricidade.

Em 2012, no Paraná, 38 pessoas sofreram acidentes com eletricidade e 12 morreram. Em 2013, até o momento, foram 13 acidentes, com 5 mortes registradas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até sexta-feira, cerca de 300 empregados voluntários da Companhia irão às ruas de todo o estado para levar orientações sobre as principais situações de acidentes causadas pelo choque elétrico: na construção civil (25% dos casos de acidentes no Paraná), na instalação de antenas de TV, ao soltar pipa, e decorrentes do furto de energia.

Leia mais:

Imagem de destaque

Prefeitura negociou R$ 33 milhões com o Profis

Imagem de destaque

Procon apresenta variação no preço dos combustíveis

Imagem de destaque

Planta de Valores

Imagem de destaque

Setembro Verde


No Brasil, ocorreram 818 acidentes com eletricidade em 2012. Desses, 293 foram fatais. A maior parte das mortes ocorreu em acidentes na área da construção ou manutenção civil (84), em ligações elétricas clandestinas (35) e na instalação ou reparo de antenas de TV (22).

Publicidade


Apesar disso, o número de acidentes fatais é o menor registrado nos últimos 12 anos. Em 2001, 381 mortes foram causadas por choque elétrico no país. Em comparação com 2012, houve uma queda de 23%. Essa redução se deve, principalmente, à ação das distribuidoras para aumentar a segurança em suas redes e para conscientizar a população através de campanhas preventivas, como a Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, realizada desde 2006.


Dicas para evitar acidentes

Publicidade


Antena de TV: Para instalar ou consertar antenas, escolha um dia de tempo bom e um local longe dos fios da rede elétrica. Se a antena cair, não tente segurá-la.


Pipa: Procure sempre locais afastados da rede elétrica para empinar pipas e jamais use fios metálicos ou cerol. Se a pipa ficar presa nos fios da rede elétrica, não tente soltá-la.

Publicidade


Construção ou Manutenção Predial: Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos à rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte um profissional capacitado.


Ligação Clandestina: Quem faz ligação clandestina pode sofrer um grave acidente, além de colocar a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Se verificar algum tipo de ligação clandestina, ligue para a Copel no 0800 51 00116.


Máquinas e Equipamentos Agrícolas: Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. Nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Assessoria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo