Neste sábado, dia 25 de maio será realizada no calçadão central de Londrina uma manifestação pública em pró da Simplificação Tributária. O Movimento Simplifica Já Londrina começa às 10h30 e deve reunir centenas de manifestantes. Simplifica Já está sendo liderado pela FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), com a parceria de mais de 40 entidades. O ato público acontecerá simultaneamente em pelo menos 25 cidades do Paraná
"Simplifica Já – Por um sistema de impostos mais simples e justo" foi agendado para o dia 25 por ser o Dia da Indústria e do Respeito ao Contribuinte. Segundo os organizadores do movimento, Simplifica Já não se trata de reforma tributária, mas o primeiro passo para a redução de impostos.
Entre os estudos do grupo de trabalho do Movimento Simplifica Já está a extinção de quatro tributos: PIS, COFINS, Contribuição Social sobre lucro e IPI, que são impostos complexos e que seriam agregados em um único tributo, um IVA (federal), absorvidos pelo IFPJ (Imposto sobre faturamento da pessoal jurídica). Para o movimento, a simplificação do sistema deve produzir uma distribuição maior para os estados e municípios; mais transparência e um controle maior do destino do dinheiro e na instituição de novas cobranças. Após o ato público, as propostas do movimento, redigidas em uma PEC – PEC Simplifica Já – serão entregues ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.
A "PEC Simplifica Já" foi redigida por um grupo de trabalho formado dentro do Conselho Temático de Assuntos Tributários da Fiep, que abriga representantes das 45 entidades parceiras do movimento A Sombra do imposto".
Assessoria.