Assessoria:
O Índice de Medo do Desemprego caiu 7,4% em março frente a dezembro de 2012. No mesmo período, o Índice de Satisfação com a Vida recuou 0,8% e ficou em 104,5 pontos. As informações são da pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira, divulgada nesta sexta-feira, 5 de abril, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
"A percepção das pessoas reflete o que está ocorrendo no mercado de trabalho. O emprego formal e a renda dos trabalhadores continuam crescendo", avalia o economista da CNI Marcelo Azevedo. A queda no medo do desemprego foi generalizada e comum a todos os cortes da pesquisa (gênero, idade, grau de instrução, renda familiar, condição e porte do município e região). Mas maior retração foi registrada na região Norte-Centro-Oeste, onde o índice caiu 15,6% em março na comparação com dezembro de 2012. A pesquisa considera os estados do Norte e do Centro-Oeste como uma região única.
Apesar da queda registrada na comparação com dezembro, o Índice de Satisfação com a Vida de março ficou muito próximo dos 104,8 pontos do mesmo mês do ano passado.
Essa edição da pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira foi feita com 2002 pessoas de 143 municípios, entre os dias 8 e 13 de março.