Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Shopping de SP cria telhado com composteira e horta

18 nov 2014 às 08:40
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sabe aquele almoço que você deixou pela metade na praça de alimentação do shopping? Você se esquece dele na hora em que o joga na lixeira, mas saiba que não é por lá que ele fica. Na maioria dos lugares, os resíduos orgânicos são enviados para aterros sanitários, o que nem sempre é a opção mais correta em termos ecológicos. Em São Paulo (SP), o Shopping Eldorado decidiu dar um novo destino a esse lixo: uma composteira criada no telhado do shopping permite transformar restos de comida em adubo, que é utilizado em uma horta orgânica ali mesmo.

Chamado de Telhado Verde, o projeto foi criado em 2012 e tem como meta zerar o envio de lixo orgânico ao aterro em 5 anos. As mais de 10 mil toneladas mensais de resíduos recebem uma enzima que auxilia o processo de compostagem, eliminando o odor e transformando a massa em um poderoso adubo, que é aplicado na horta. Nos 2.500 metros destinados ao projeto, são produzidos legumes e verduras como alface, tomate, manjericão e cebola e plantas como gazânia, lavanda, erva doce e hortelã. A produção, totalmente livre de agrotóxicos, é destinada aos próprios restaurantes do shopping.

Cadastre-se em nossa newsletter

Além de evitar o despejo desse tipo de resíduo nos aterros e prover aos restaurantes uma produção orgânica e local de alimentos, a iniciativa ainda permite a economia de energia no uso dos equipamentos de ar condicionado em dias de calor. Por estar presente em uma extensão considerável do telhado do shopping, a horta funciona como uma espécie de camada extra de isolamento térmico, permitindo que a estrutura do Eldorado fique naturalmente mais fresca. Essa é a prova de que adotar iniciativas sustentáveis em uma metrópole como São Paulo não só é possível como já é uma realidade.
fonte: hypeness.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade