Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Na COP-20, países assinam rascunho de acordo para reduzir gases de efeito estufa

18 dez 2014 às 10:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP-20) aprovou na madrugada de domingo, 14 de dezembro, em Lima, o rascunho de um acordo de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Depois de longas sessões de discussões, que prorrogou a conferência por dois dias devido às diferenças entre os países industrializados e em desenvolvimento, a COP-20 chegou a um acordo sobre o texto que deve ser a base para um pacto global histórico no próximo ano em Paris.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma cidade onde todo mundo planta, todo mundo colhe e tem uma alimentação saudável

Imagem de destaque

MPF reforça pedido para banir glifosato

Imagem de destaque

Janeiro de 2015 registra recorde de focos de queimadas detectados por satélite

Imagem de destaque

Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto


O projeto de 22 pontos e quatro páginas foi aprovado no último minuto pelos delegados de 195 países que participaram da conferência, depois de duas semanas de negociações. O documento reconhece a responsabilidade comum e diferenciada dos países pelo aquecimento e estabelece mecanismos para lidar com perdas e danos por fenômenos climáticos extremos, especialmente nos países pobres e ilhas sob ameaça.

Publicidade


Os países devem anunciar, nos próximos meses, os seus compromissos para reduzir as emissões globais entre 40% a 70% até 2050, com a necessidade de limitar a 2°C o aumento da temperatura global.


"Lima deu uma nova urgência rumo à rápida adaptação e construção de resiliência em todo o mundo em desenvolvimento, reforçando a ligação ao financiamento e ao desenvolvimento de planos nacionais de adaptação. Os governos deixaram uma visão muito mais clara de como será o acordo em Paris em 2015 e a próxima rodada de negociações em Genebra", destacou o presidente da COP-20, Manuel Pulgar Vidal.

Publicidade


Fortes diferenças


Até o último momento, as fortes diferenças entre as nações do Norte e do Sul foram mantidas. Os países ricos consideram que os futuros compromissos nacionais devem centrar-se na redução das emissões de gases de efeito estufa, com uma avaliação futura com base em informações precisas e transparente dos passos dados em cada nação.

Publicidade


Mas o Sul, especialmente a África, América Latina e os pequenos estados insulares, não está disposto a assumir a redução de emissões se não houver garantias financeiras dos países ricos que permita a adaptação a novas tecnologias limpas para o aquecimento global e seu impacto crescente.


A China e a Índia, primeiro e quarto emissores globais por causa de suas indústrias de carvão altamente poluentes, se opõem a um sistema de avaliação que possam lhes constranger, e pressionam os países desenvolvidos a contribuir financeiramente à medida de sua responsabilidade como os maiores geradores de aquecimento.

Fonte: ecodesenvolvimento.org


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade