Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Colocando de lado as malas pesadas

20 mai 2019 às 09:34
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Imagine-se numa jornada de trem que levará algum tempo para acabar. Você carrega consigo uma mala com seus pertences. Entretanto, você comprou passagem apenas para você e não para a sua mala, e como você é bastante responsável, não quer por a mala no chão, pois teme perdê-la. Então você a carrega em cima de sua cabeça. Assim você segue viagem, com a mala tornando-se cada vez mais pesada. Obviamente esta viagem seria extremamente desconfortável e nada prazerosa - uma imagem muito similar à forma como muitas pessoas vivem.
Carregamos pesos que não precisaríamos e angústias que seriam melhor serem postas de lado. Nos apegamos aos nossos medos desmedidos, ansiedades intoleráveis e sofrimentos desnecessários como alguém que carrega uma mala pesada que estorva. A maior parte do nosso sofrimento é apego que construímos ao longo da vida sem nem perceber que poderíamos viver diferentemente. Quando nos apegamos ao que nos pesa achamos, erroneamente, que estamos sendo cuidadosos e conscienciosos com nossos problemas, mas ocorre justamente o contrário.
É fácil falar sobre não carregar os problemas, mas como se faz isso? O erro está em pensar em se livrar deles. Não temos como nos livrar dos nossos fardos e adversidades, que sempre serão como malas que nos pertencem. Contudo, o que podemos fazer é mudar nossa relação com este peso, transformar a forma como carregamos nossas malas/problemas. A ansiedade que sentimos, por exemplo, não pode ser jogada fora, mas podemos olhar para ela e tratá-la de maneira diferente e mais eficiente, de modo que não nos pese.
Com uma mala podemos pô-la ao nosso lado para que, assim, não precisemos carregá-la toda hora. Estando próxima ela poderá ser devidamente cuidada, sem sobrecarregar sua cabeça e ombros. Com os nossos problemas também funciona assim. Onde os colocamos? Que lugar damos a eles na jornada de nossa vida? Uma das grandes belezas e utilidades da psicanálise é nos fazer viver uma nova forma de colocar os problemas para que não nos pesem demasiadamente.
A psicanálise não faz sumir os problemas, mas traz outras perspectivas para aquilo tudo que se tornou um fardo e nos adoece a ponto de não aproveitarmos mais a vida.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade