Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Pergunta de leitora - Muito além do dinheiro

26 abr 2019 às 09:11
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Olá, tenho 16 anos. Minha família briga muito entre si. Todos os dias existem brigas homéricas lá em casa. Meus pais comigo, com meus irmãos, meus irmãos com eles e comigo, e por aí vai. Geralmente o motivo de todas as brigas é o dinheiro, ou melhor, a falta dele. Por não termos dinheiro nos estressamos muito fácil e fazemos da vida um inferno. Acredito que se tivéssemos dinheiro não teria mais briga e desentendimento algum. Ganhar na loteria seria a solução. Por que o dinheiro é tão poderoso assim nas nossas vidas? Por que tem gente que fica rica e outros não?

O dinheiro é um fato na vida. Com os fatos nós só podemos lidar e de nada adianta negar, criticar, desprezar ou fingir que não existe. O dinheiro é um recurso que pode promover segurança, saúde, alimentação, educação e prazer. É impossível viver sem ele. O dinheiro, também, não é bom e nem mau, é só um recurso material e dependendo de como for usado e vivenciado é que vai fazer com que seja bom ou mau. No entanto, parece que você e sua família não veem as coisas desse jeito e isso vem trazendo muitos mal-entendidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É evidente que uma situação financeira precária causa muitos dissabores que geram brigas e tensões. Contudo, você acreditar que todos os problemas e brigas seriam sanados com dinheiro é um engano. Talvez inicialmente o dinheiro desse uma tranquilizada no que vocês vivem, porém as brigas e desentendimentos a que você se referiu não têm a ver com a falta de dinheiro, mas com a forma que vocês vivem e se relacionam.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Leitor do blog relata medo do desconhecido devido à Covid-19

Imagem de destaque

Blog - Leitora questiona desejo incontrolável pelo irmão do namorado

Imagem de destaque
Mundo Vivo

Blog: leitora não aceita que pai seja gay

Imagem de destaque
Blog Mundo Vivo

Pergunta da leitora: sou casada com um tirano, o que eu faço?


Parece que o dinheiro ganhou proporções demasiadas em sua família e o lugar de panaceia universal. Panaceia é uma simpatia que cura tudo magicamente e sem esforço algum. A única maneira de lidar com tantas brigas é começar a investigar o que vocês jogam uns nos outros sem ninguém conseguir cuidar de si mesmo de maneira eficiente. A "batata quente" de cada um é jogada no colo do outro e a falta de dinheiro é que leva toda a culpa. Como pode ver, a questão vai muito além do dinheiro.

Quanto à sua indagação do porquê algumas pessoas ficam ricas e outras não, não há uma resposta. Há muitas variáveis envolvidas que vão desde habilidades para gerenciar o dinheiro, oportunidades, etc. Todavia, é importante não hipervalorizar o dinheiro, transformando-o em algo milagroso e poderoso. O dinheiro, em si, não é poderoso, mas nós o colocamos assim, geralmente como forma de não ter que lidar com questões subjetivas muito mais importantes. Quando o dinheiro ou a falta dele ganha muito destaque pode estar escondendo outras coisas muito mais relevantes e pessoais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade