Mundo Vivo

Ressurreição para uma vida nova

19 abr 2019 às 11:43

Estamos perto da Páscoa e ressurreição tem tudo a ver com esta celebração, que é uma das mais importantes para o Cristianismo. Depois da quaresma, um período de reflexão, se celebra a Páscoa, momento em que a ressurreição domina o cena. A palavra ressurreição vem do latim ressurrectione que quer dizer levantar, erguer. Na tradição clássica cristã a Páscoa é o momento em que Jesus Cristo ressurge dos mortos para demonstrar a imortalidade da alma. Deixando de lado os dogmas religiosos, que não são o objeto desse texto, podemos aprender muito com o simbolismo desta festa.


Quantas vezes na vida não tomamos um caminho errado, do qual nos arrependemos, e que se insistirmos em continuar nele vamos meio que "morrendo"? Quantas vezes não nos olhamos e notamos que precisamos mudar para viver melhor? Quantas vezes, ao longo das nossas vidas, não precisamos renovar as esperanças para continuarmos bem? Os tombos são sempre freqüentes na vida e quando caímos ficamos frustrados e decepcionados.


É justamente quando nos encontramos caídos que perdemos completamente a esperança na nossa capacidade de se superar e podemos nos entregar a uma autocomiseração sem fim. Nesse momento ficamos com pena de nós mesmos, o que sempre é algo extremamente destrutivo. Todos nós, em algum momento, nos encontramos assim. É a morte simbólica que nos deixa anestesiados e sem muito ânimo ou vontade.


É bem aí que se faz necessário que utilizemos nossas mentes para aprender, refletir sobre o que nos levou a cair e sobre porque escolhemos estes caminhos e não outros que nos seriam mais favoráveis e menos perigosos. É o momento de pensar em novos caminhos e novas atitudes. Enfim, é a oportunidade de se encontrar maneiras de se erguer e continuar a vida de uma forma mais sábia, tendo aprendido com os erros do passado. Isto é tornar-se mais sábio, mais experiente.


A nossa quaresma pessoal (esse momento de reflexão sobre as escolhas que fizemos que nos foram desfavoráveis) pode ser um período muito enriquecedor para abrir as portas para uma nova fase. E essa nova fase tem a ver com esse erguer-se, esse levantar-se e seguir em frente, só que agora mais fortalecido, mais calejado e sábio.

A verdadeira ressurreição pode se dar na nossa vida diária, quando alimentamos a esperança de uma vida melhor, não nos deixando abater pelo desânimo e sentimentos de auto piedade. Que nessa Páscoa todos possamos "morrer" para aquilo que não mais nos serve para nos reerguermos em uma nova vida com novos significados.


Continue lendo