Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Reconhecimento da atividade especial como motorista de transporte de combustíveis

19 dez 2022 às 14:08
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O TRF da 4ª Região, proc. 5011112-42.2018.4.04.7002/PR, TRS/PR, Relª.: CLÁUDIA CRISTINA CRISTOFANI, j. em 14/09/2021), enquadrou como especial atividade exercida como motorista de transporte e descarregamento de combustíveis.

 O segurado, na ação em questão, realizava a inspeção básica preventiva e corretiva do veículo e estava exposto a agentes nocivos como hidrocarbonetos, etanol, gasolina, benzeno, entre outros agentes químicos, na forma líquida e de vapores orgânicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade

Frisa-se que o benzeno é agente nocivo reconhecidamente cancerígeno, sendo presumida a ineficácia de EPIs – Equipamentos de Proteção Individuais – e a  habitualidade e permanência do tempo de trabalho em condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física não pressupõem a exposição contínua ao agente nocivo durante toda a jornada de trabalho, sendo que tal exposição deve ser ínsita ao desenvolvimento das atividades cometidas ao trabalhador, integrada à sua rotina de trabalho, como no caso em exame.

Leia mais:

Imagem de destaque

Cômputo como especial período em gozo de benefício por incapacidade

Imagem de destaque

Benefício assistencial a portador de síndrome de down

Imagem de destaque

Aposentadoria por Invalidez a trabalhador rural

Imagem de destaque

Aposentasoria Rural concedida a trabalhador com endereço urbano

Nesse sentido, deve ser enquadrada como especial a atividade de transporte de substâncias inflamáveis, em razão da periculosidade inerente, sobretudo em virtude do risco de explosão.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade