Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Plebisul

3% dos votantes são contrários à separação da região Sul

Isabela Fleischmann/Redação Bonde
10 out 2017 às 16:37
- Luís Fernando Wiltemburg/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Plebisul, plebiscito informal realizado no sábado (7) para consultar a opinião dos sulistas sobre a separação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil, teve 96,26% dos votos favoráveis. Foram 364.256 votos no total, sendo 350.633 pelo "sim" (96,26%) e 13.623 pelo "não" (3,74%). A consulta ocorreu em mais de 900 cidades.

A partipação no plebiscito era opcional, mas o número de votantes ficou abaixo do esperado pelo movimento "O Sul é Meu País", que promoveu a consulta. A expectativa era de que 5% dos eleitores do Sul – que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de 21.284.501 - participassem da votação. Entretanto, a adesão foi menor que 2% do eleitorado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Marcos Santos, representante do movimento em Londrina, disse que já era esperado que quem fosse votar seria a favor da separação. Em Londrina, por exemplo, foram apenas 389, 378 a favor e 11 contra. "Por ser uma consulta informal e por questões de organização, a quantidade de votos ficou abaixo da expectativa."

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

INSS amplia pedido de auxílio-doença sem perícia por meio do Atestmed

Imagem de destaque
200+

Marília Mendonca foi a artista mais ouvida pelos brasileiros em 2023

Imagem de destaque
Mais 120 dias

Ministério da Justiça prorroga obrigatoriedade da distribuição de água em shows

Imagem de destaque
Cuide-se!

Saiba como evitar doenças em meio a mudanças bruscas de temperatura


Caso o movimento atingisse a meta de eleitores, seria enviada uma proposta de plebiscito oficial às assembleias legislativas dos três Estados. Mas, segundo Marcos, isso agora é inviável. "A Constituição Federal proíbe qualquer tentativa de separação do território nacional, sendo considerada crime. Outra questão importante é a falta de parlamentares da região Sul que se posicionem a favor do movimento. Agora vamos em busca de apoio político de deputados e senadores da nossa região para que haja maior pressão política em Brasília." Marcos disse ainda que o movimento pretende continuar com campanhas virtuais para atingir as principais cidades do Sul, como Londrina.

Para o envio da proposta do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) para um plebiscito legal, o movimento precisava da aceitação de no mínimo 1% dos eleitores de cada Estado do Sul. "Não se pode esquecer que são três projetos de lei, um para cada Estado e cada um desses Estados tem de atingir sua meta. Na Constituição Federal, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo por proposta de um terço, no mínimo, dos membros que compõem qualquer das casas do Congresso Nacional. A votação e aprovação se dará por maioria simples dos parlamentos estaduais", argumentou o representante do movimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade