Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste sábado

Movimento que quer separar o Sul do Brasil fará plebiscito em Londrina

Isabela Fleischmann/Redação Bonde
04 out 2017 às 18:25
- Adriano Winkler
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Paranaenses, catarinenses e gaúchos irão às urnas neste sábado (7) para votar pela separação da região Sul do restante do Brasil. Londrina terá quatro locais de votação. O plebiscito é organizado pelo movimento "O Sul é meu País".

A votação, chamada Plebisul, não possui validade legal, no entanto. A coordenadora geral do plebiscito, Anidria Rocha, conta que a votação é apenas uma consulta informal para pesquisar a opinião dos sulistas. "Estamos na parte de pesquisar e conscientizar a população. É uma forma pacífica e democrática para a população se manifestar."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Anidria relata que o papel do movimento é mostrar para o povo que o Sul pode formar um país próspero se for independente de Brasília. "Brasília não representa os Estados. É uma farsa."

Leia mais:

Imagem de destaque
Não perca a oportunidade!

Clube das Mães Unidas divulga 21 cursos gratuitos para o mês de maio

Imagem de destaque
277 vagas no total

Concurso da Prefeitura de Londrina atrai candidatos de todos os Estados

Imagem de destaque
"Acordos amigáveis"

Justiça do Trabalho abre inscrições para a Semana Nacional da Conciliação em Londrina

Imagem de destaque
Lançamento de dez faixas

Rapper londrinense Luli MC mescla o ancestral e o moderno em ‘’Pede Agô’’


A votação será em papel impresso. Nas cédulas, os eleitores vão responder à pergunta: "Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?". Os sulistas poderão votar "sim" ou "não".

Publicidade


De acordo com a organização do Plebisul, todos os eleitores dos três Estados do Sul, independentemente de suas origens no Brasil ou no mundo, têm direito a votar. A condição mínima é que o cidadão seja maior de 16 anos e eleitor de um dos três Estados.


Não será exigido documento para a votação. Mas Anidria conta que, para os eleitores que quiserem assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) do Plebiscito Consultivo Oficial no sábado (7), será exigido o título eleitoral.

Publicidade


"Em 2018, vamos entrar com um projeto de lei, que será encaminhado para as assembleias legislativas dos três Estados, para buscar um plebiscito oficial."


De acordo com o movimento, a previsão é de que esse documento seja entregue em maio de 2018 para as assembleias, fazendo com que os deputados do Sul aprovem a convocação, por força de lei, de um plebiscito consultivo oficial.

Publicidade


É a segunda vez que o movimento realiza esse tipo de consulta. Segundo a coordenadora, em outubro do ano passado, 616 mil pessoas participaram. Deste número, 96,74% dos eleitores votaram "sim".


Anidria diz ainda que neste sábado (7) é esperado 1 milhão de eleitores nos três Estados, o equivalente a 5% dos votantes do Sul. "Dobramos o número de urnas e de municípios participantes". Serão quase 3 mil urnas em 900 cidades.

Em Londrina, os eleitores poderão votar na Avenida Américo Deolindo Garla, 224, Pacaembu; na Barragem do Lago Igapó (Rua da Canoagem, 115, Igapó); em frente ao Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85, Centro); e em frente a loja Frutos de Goiás (Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 980, Lima Azevedo) das 8h30 até às 17h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade