Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça

A história por detrás dos números 0800 -- e porque ela é tão importante

Redação Bonde com assessoria de imprensa
30 nov 2020 às 16:02
- M. S. Meeuwesen
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O 0800 é um prefixo muito utilizado por empresas de todo o mundo, para que as ligações não tenham custo para quem realiza

Você já deve ter notado que alguns atendimentos telefônicos, especialmente quando adquirimos algum produto e queremos mais informações sobre ele, ou para tratarmos de assuntos que envolvem entidades públicas ou do governo, nos deparamos com um número de telefone que começa com 0800.


Se você procurar o contato para atendimento, como telefone Americanas, vai perceber que o número de telefone disponibilizado começa com 0800. A prática se repete em instituições públicas, por exemplo. Pessoas que desejam informações sobre o Bolsa Família 2021 têm um número de telefone iniciado em 0800 à disposição no Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa de assistência social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que pouca gente sabe é a origem do número 0800. Esse padrão foi criado por operadoras de telefone para que empresas possam ter um número fácil, prático e gratuito para atender o público. O modelo deu tão certo que acabou sendo utilizado em governos pelo mundo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Imagem de destaque
Povos originários

Milhares de indígenas marcham em Brasília pela demarcação de seus territórios


As primeiras experiências foram desenvolvidas na Inglaterra, em meados dos anos 1980. Naquele momento, empresas e operadoras de telefonia já percebiam que poderiam atuar juntas e facilitar o atendimento ao cliente. A prática acabou se espalhando para outros países.

Publicidade


A utilização de um número 0800 é feita em duas pontas. Em relação ao cliente, se trata de uma das partes mais simples do processo. O consumidor entra em contato com a empresa e, através do próprio atendimento, é possível direcionar esta pessoa para o setor indicado.


Já em relação às empresas, investir em 0800 faz com que o recebimento das ligações seja feito de forma unificada. Isso significa que não há mais custos relacionados à criação de novas linhas para atender a demanda do público. A cobrança acontece apenas para a empresa, já a ligação para o cliente é gratuita.

Publicidade


Vale ressaltar que existem modelos de negócios que precisam, de forma obrigatória, disponibilizar o acesso nacional de maneira eficaz. Também há o investimento dos estados em incentivar que as empresas tenham um número 0800. Isso ajuda as empresas a criar um atendimento mais padronizado e prático.


Existem alguns motivos que tornam o 0800 uma ótima opção para as empresas. O prefixo possui uma ótima abrangência. Os números possuem fácil memorização diante dos clientes, com aderência facilitada por parte dos clientes.

Há ainda muitas funcionalidades que as empresas de diversos segmentos podem utilizar. Isso, de forma direta, afeta no aumento dos lucros e o ticket médio. E se você acha que apenas grandes empresas podem ser favorecidas com o 0800, se engana. Podemos obter ótimos resultados investindo no 0800.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade