O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), está entre os melhores do País, segundo pesquisa de opinião encomendada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) e realizada nos 15 terminais de passageiros que receberão jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.
O estudo, referente ao primeiro trimestre de 2013, ouviu 21 mil viajantes, nos horários de maior fluxo, em salas de embarque doméstico e internacional. Foram considerados indicadores como acesso, check-in, emigração, inspeção de segurança, imigração, aduana, instalação aeroportuária e ambiente. Os resultados, divulgados no último sábado (18), servirão para que os aeroportos desenvolvam um plano de gestão, com o objetivo de manter as avaliações positivas e melhorar os indicadores com baixa avaliação.
Para permitir uma análise entre aeroportos com semelhanças operacionais e que ponderasse as respectivas grandezas físicas, a SAC separou os terminais em três categorias, baseadas no número de passageiros processados por ano. São elas: até 5 milhões de passageiros/ano; de 5 a 15 milhões de passageiros/ano e mais de 15 milhões de passageiros/ano. As notas recebidas variam de 0 a 5.
Leia mais:
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Balneário Camboriú veste Papai Noel de verde e amarelo e gera polêmica
Câmara aprova cadastro nacional para monitorar facções criminosas
Três de cada dez cidades da Amazônia Legal têm presença de facções
Na primeira categoria, o Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal (RN), recebeu avaliação 4,12, contra 3,51 de Manaus (AM) e 3,46 de Cuiabá (MT).
Na segunda, o Afonso Pena (4,21) bateu Recife (4,14), Fortaleza (4,14), Porto Alegre (3,98), Salvador (3,89), Santos Dumont/RJ (3,85), Campinas (3,65) e Confins/BH (3,61).
Já na terceira categoria, os mais bem avaliados foram, na sequência, Congonhas/SP (3,86), Guarulhos/SP (3,67), Brasília/DF (3,58) e Galeão/RJ (3,51).
A pesquisa foi realizada pela empresa de consultoria Praxian, contratada por meio de licitação pública, pela SAC/PR, no âmbito da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Perfil dos passageiros - Entre os entrevistados, 60% viajavam a lazer, um reflexo de a coleta de dados ter se concentrado nos meses de janeiro e fevereiro, período de forte movimento de férias da população e de turismo no Brasil.
Sobre a frequência média do uso de avião como meio de meio de transporte, 36% são passageiros não frequentes, ou seja, realizaram até duas viagens de avião, considerando-se ida e volta, nos últimos doze meses.
A maior parte dos viajantes (52%) utilizou transporte privado para a locomoção até o aeroporto, dentre os que utilizaram transporte público, a maioria (68,83%) se deslocou por meio de táxis. Em relação à forma de check in utilizada, 43% dos passageiros entrevistados realizou o procedimento no balcão da companhia aérea, 18% fizeram o check in pela internet e 19% pelo autoatendimento eletrônico.
A maioria dos passageiros entrevistados (33%) chega ao aeroporto entre 1h e 1h e 30min prévio ao horário de saída do vôo. Já para o caso de vôos internacionais, a maioria dos passageiros entrevistados (32%) chega ao aeroporto com mais de 3h antes do horário de saída do voo.
Média geral dos indicadores
Aeroporto/Nota
Curitiba (PR) - 4,21
Recife (PE) - 4,14
Fortaleza (CE) - 4,14
Natal (RN) - 4,12
Porto Alegre (RS) - 3,98
Salvador (BA) - 3,89
Congonhas (SP) - 3,86
Santos Dumont (RJ) - 3,85
Guarulhos (SP) - 3,67
Campinas (SP) - 3,65
Confins (MG) - 3,61
Brasília (DF) - 3,58
Manaus (AM) - 3,51
Galeão (RJ) - 3,51
Cuiabá (MT) - 3,46
Fonte: Relatório Geral Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos. Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR)