Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Defendeu homossexuais

Após entrevista do papa, padre tenta reverter excomunhão

Agência Estado
30 jul 2013 às 19:51
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O padre Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, de Bauru (SP), entrou na Justiça para tentar reverter a excomunhão que sofreu da Igreja Católica por defender os homossexuais e para voltar a frequentar a igreja. O padre disse acreditar que, depois das declarações do papa Francisco sobre os gays, a possibilidade de reverter a situação é maior.

Os advogados do padre anunciaram nesta terça-feira, 30, que ajuizaram uma medida cautelar, com pedido e liminar, para suspender os efeitos da excomunhão até o julgamento do mérito de uma ação principal para anular o processo de excomunhão. "Com a liminar, o padre poderá voltar a se comungar e a participar de outros sacramentos da igreja", explicou o advogado Antônio Celso Fraga. A ação principal pretende anular o processo de excomunhão, que não teria obedecido ao ordenamento jurídico brasileiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Fraga, as ações são contra a Diocese de Bauru, que não teria dado amplo direito de defesa ao padre e obedecido às regras do ordenamento jurídico brasileiro. Fraga ainda questiona a legalidade da excomunhão automática, que estaria em desacordo com a Constituição Federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
2015-2022

Custo da tuberculose no Brasil ultrapassou R$ 7 bi em sete anos

Imagem de destaque
Uma pessoa morreu

Belo Horizonte tem quatro casos confirmados do superfungo Candida auris

Imagem de destaque
Novo relatório

Brasil lança 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano por ano

Imagem de destaque
Dia da vacinação

Multivacinação não tem risco e aumenta imunidade coletiva


Segundo o advogado, as declarações dadas pelo papa Francisco sobre os gays "são importantíssimas" para conseguir sucesso nas ações. "O papa disse que não cabe a ele julgar os homossexuais e que a Igreja tem de buscar a fraternidade e rever os excessos", disse Fraga.

Para o padre Beto, a situação seria outra, se fosse hoje. "Se fosse agora, após a visita do papa, dificilmente eles teriam me excomungado. Eles entenderiam melhor as minhas declarações", disse o padre, excomungado há três meses por não se retratar de declarações públicas de defesa dos homossexuais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo