Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crise hipertensiva

Após exames, Lula diz que vai manter rotina de viagens

Agência Brasil
30 jan 2010 às 16:26

Compartilhar notícia

- Valter Campanato/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse antes de deixar o Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, que vai manter a rotina de viagens. O presidente retorna a Brasília onde passará o final de semana em descanso. Na quarta-feira (27) à noite, o presidente sofreu uma crise hipertensiva, quando, por recomendação médica, desistiu de viajar para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"A agenda sempre tem uma utilização de horário muito maior do que 24 horas. Vamos ter que encontrar um jeito. O problema é que a gente vai ter que continuar viajando pelo Brasil. Temos muito coisa para fazer. É o último ano e a gente não pode deixar a peteca cair.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Obviamente, que graças graças a Deus, estou com a minha saúda perfeita. Eu possivelmente [passei mal] por excesso de cansaço e horas acordado. Eu na segunda-feira cheguei a Brasília 2 horas [da madrugada] do Rio de Janeiro. Na terça-feira, cheguei de Porto Alegre e fui dormir às 3 horas", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
45,2% de crescimento

Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país

Imagem de destaque
Preconceito e racismo

76% dos brasileiros temem que filhos sofram bullying; medo é maior entre pretos e pardos

Imagem de destaque
Adiamento

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

Imagem de destaque
Sem nova data

Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado


Segundo o presidente, chega uma hora que por mais bem preparado fisicamente que se esteja, se há o exagero na hora do trabalho e redução na hora do descanso, o corpo acaba sentindo. "Eu acho que foi isso. Parece que os exames estão perfeitos, eu acho que mais assustado ficou meu médico. Porque por mim, eu tomava um remediozinho e embarcava para Davos. Mas, a responsabilidade é do médico que falou: olha é muito delicado, vamos parar no hospital."

Publicidade


O presidente prometeu seguir as recomendações médicas de melhorar a qualidade da dieta, reduzindo a ingestão de sal, e de fazer exercícios físicos diários. Ele também afirmou que não ficou preocupado em fazer o check-up.


Bem-humorado, comparou o corpo humano a um automóvel. "Você o leva para uma concessionário achando que ele está com um probleminha na porta direita e deixa ele na concessionária e vê que ele está com problema em tudo que é lugar", disse. O check-up serve para afastar qualquer dúvida, segundo ele, que confessou um certo nervosismo. "Depois de passar em uma quntidade de máquina, parece que mais uma vez vou sair bem".

Publicidade


Estado de saúde é bom, mas médico recomenda dieta e exercícios físicos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Instituto do Coração (InCor), onde foi submetido hoje (30) a uma série de exames médicos, com duas recomendações: iniciar uma dieta leve e fazer exercícios físicos.

Publicidade


As sugestões foram feitas pelo médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho. De acordo com ele, o presidente não é hipertenso e teve apenas uma crise de pressão alta provocada por cansaço e estresse.


"O presidente é uma pessoa saudável, os resultados dos exames já saíram e está tudo dentro da normalidade", disse. "Sugeri que controlasse a dieta, não abusasse do sal e fizesse exercícios, uma hora por dia é suficiente", relatou o médico.

Publicidade


Segundo orientação de Kalil Filho, Lula pode manter a sua rotina normal. "Os exames dele são bons, ele tem uma vigilância, sugeri apenas que descansasse um pouco mais após esse episódio."


De acordo com o médico, a primeira-dama, Marisa Letícia, fez os mesmos exames que o presidente: de sangue, tomografia do cérebro, do pulmão, do coração, do abdômen e ultrassom.

Lula está em repouso desde a noite da última quarta-feira (27), quando teve uma crise de pressão alta, após uma série de compromissos em Recife.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo