Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na internet

Ativista que venceu Nobel da Paz faz campanha para indicação de Lula ao prêmio

Agência Estado
05 abr 2018 às 15:06
- Ricardo Stuckert
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um dia depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) negar o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vencedor do Nobel da Paz em 1980, Adolfo Pérez Esquivel, anunciou no Twitter que vai indicar o petista para a próxima edição do prêmio.

Nesta quinta-feira (5), o ativista argentino começou uma campanha na internet para coletar assinaturas de apoio e divulgou a carta que pretende levar ao Comitê Nobel da Noruega para justificar a indicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No documento, Esquivel afirma que Lula merece receber o prêmio por sua luta contra a pobreza e a desigualdade. Também diz que a "paz não é só ausência da guerra, nem apenas evitar a morte de uma ou muitas pessoas, mas também é dar esperança de futuro aos povos, em especial aos setores mais vulneráveis".

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Ele destaca ainda que os programas sociais criados por Lula, como o Fome Zero e o Bolsa Família, retiraram da pobreza extrema mais de 30 milhões de pessoas e são exemplos de sucesso reconhecidos mundialmente pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e pelo Banco Mundial.


Petistas, como o senador Lindbergh Farias (RJ), retuítaram a mensagem de Adolfo Pérez Esquivel com as hashtags #NobelparaLula #LulaValeALuta e #LulaLivre.

Na quarta-feira (4), o STF negou, por 6 votos a 5, o pedido da defesa de Lula para que o ex-presidente respondesse em liberdade até que os recursos do caso do triplex se esgotassem. Com a negativa, Lula poderá ser preso, porque já foi condenado em segunda instância.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade