Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ataque ao Planalto, Congresso e STF

Atos em favor da democracia marcam um ano de ações golpistas de 8 de janeiro

Redação Bonde com Agência Brasil
08 jan 2024 às 08:57
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma série de atos marcará, nesta segunda-feira (8), um ano da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF (Supremo Tribunal Federal) por vândalos e golpistas inconformados com a vitória do então presidente empossado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


O evento mais significativo ocorrerá no Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, e reunirá Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de governadores, ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Proposto pelo próprio presidente da República, o evento, batizado de "Democracia Inabalada", busca reafirmar a importância do regime democrático. "É um momento de festa para celebrar a democracia revigorada após os atos inaceitáveis do dia 8 de janeiro de 2023”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, no último dia 26.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novos bairros alagados

Alagamentos já duram 22 dias e gaúchos acumulam perdas

Imagem de destaque
Até 31 de maio

Um a cada quatro brasileiros ainda não entregou IR a uma semana do fim do prazo

Imagem de destaque
Dentro de um túnel

Exército de Israel recupera corpo de brasileiro sequestrado pelo Hamas

Imagem de destaque
Vôlei

Bernardinho volta manso à seleção e espera por gatilho nas Olimpíadas de Paris


O Congresso Nacional espera reunir cerca de 500 convidados para a solenidade, que será marcada pela reintegração simbólica ao patrimônio público de uma tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988. A obra de Burle Marx (sem título) foi criada em 1973 e vandalizada durante a invasão do Congresso Nacional em 8 de janeiro. Após minucioso trabalho de restauração, a tapeçaria voltou ao patrimônio do Senado. Já a réplica da Constituição foi recuperada, sem qualquer dano, após ter sido furtada da sede do Supremo, também no dia 8 de janeiro.


LEIA TAMBÉM:

Imagem
Familiares e fãs prestam homenagens a Zagallo em velório na CBF
O corpo do tetracampeão Zagallo está sendo velado neste domingo (7), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade