Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Ausência de nuvens fortalece onda de calor

Cristina Índio do Brasil - Agência Brasil
13 nov 2023 às 16:29

Compartilhar notícia

- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A onda de calor que atinge principalmente o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil veio em uma época do ano em que, comumente, a estação chuvosa já está estabelecida e em que as nuvens funcionam como uma espécie de controle das temperaturas. A ausência dessa defesa, de acordo com a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Anete Fernandes, potencializa os efeitos do fenômeno climático


“Quando a gente tem ausência de chuva nesta época do ano, que chamamos de veranico, a ausência de nuvens favorece uma grande incidência de radiação na superfície, que é o que está acontecendo agora. Então, as temperaturas se elevam muito”, aponta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a meteorologista, a configuração de baixas pressões, característica desta época do ano, está funcionando em grande parte do país. Porém, em médios níveis da atmosfera, há uma circulação de alta pressão que impede o desenvolvimento das nuvens de chuva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Audiências públicas

STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo

Imagem de destaque
Reduzir emissões de gases

Setor elétrico aprova 13 projetos para produção de hidrogênio verde que somam R$ 1,4 bi

Imagem de destaque
Nesta terça-feira

Veto a celulares nas escolas deve ser aprovado na Câmara e seguir para o Senado

Imagem de destaque
Lançado em 2024

Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda


“Quando há essa condição de baixa superfície e não tem as nuvens, isso potencializa ainda mais o aquecimento da atmosfera”, analisa.

Publicidade


A onda de calor, de acordo com ela, tende a persistir por mais tempo no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Centro-Norte do Paraná. “Toda essa área tende a permanecer com temperaturas elevadas, pelo menos, até a próxima sexta-feira”.


Na sexta-feira (17), muda um pouco a área atingida, mas grande parte do país, incluindo Rio de Janeiro e Minas Gerais, deve seguir com a condição de altas temperaturas pelo menos até domingo. “Isso vai manter temperaturas elevadas. No domingo, já tivemos temperaturas na ordem de 40°C em vários estados do país, e isso tende a persistir, pelo menos, até o próximo fim de semana no Rio de Janeiro, Minas Gerais, oeste de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, sul do Piauí, oeste da Bahia, Centro-Norte do Paraná, Rondônia, sudeste do Amazonas e sul do Pará”, comenta, acrescentando que este fenômeno pode voltar a ocorrer durante a estação chuvosa.


“Se tivermos o veranico que ocorre durante período chuvoso, teremos temperaturas elevadas, não necessariamente configurando a onda de calor. Como estamos em ano de El Niño, e a irregularidade na estação chuvosa é uma característica, podemos, sim, ter outras ondas de calor. Entretanto, no momento não há perspectiva de uma outra tão cedo”, completa.


*Colaborou Cristiane Ribeiro, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.


Imagem
Cultura: Ministério vai lançar concurso público para 99 temporários
O Ministério da Cultura foi autorizado a abrir concurso público para contratar 99 profissionais para atuarem na implementação do Pnab (Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo