Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Viajou muito

Baleia-franca identificada em SC é avistada perto da Antártica

Folhapress
26 mar 2021 às 08:17
- Divulgação/Instituto Australis
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma baleia-franca identificada em 2007 no Morro dos Conventos, em Araranguá, no sul de Santa Catarina, foi avistada em uma área de alimentação da espécie, próximo à Antártica. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Projeto Franca Austral.


A pesquisadora e diretora do projeto, Karina Groch, disse que esta é a primeira vez que uma baleia catalogada no Brasil é avistada em uma das áreas de alimentação das baleias-franca no Atlântico Sul, já que aqui no país elas não se alimentam.
"A descoberta foi feita por meio da comparação de fotos aéreas do Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação de Baleias-Franca, com fotos obtidas durante a expedição Braveheart, realizada em janeiro de 2020 pela equipe do South Georgia Right Whale Project", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O monitoramento das baleias faz parte de um projeto multinacional, que tem colaboração de pesquisadores de vários países. Saber onde a baleia-franca se alimenta é um fator importante para a pesquisa, porque a espécie só vem para a costa brasileira ter seu filhote se estiver bem alimentada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anajulia

Sucuri gigante é encontrada morta em Bonito (MS)

Imagem de destaque
Menos desigual

Curitiba é a capital mais igualitária do país, e Porto Velho, a mais desigual

Imagem de destaque
Suspeitos presos

O que se sabe até agora sobre a morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
Dia 4

Madonna confirma show na praia de Copacabana, em maio, com a Celebration Tour

O catálogo brasileiro contém cerca de 1.000 baleias-francas identificadas. As fotos do Brasil foram comparadas com 17 animais catalogados nas Ilhas Geórgias do Sul. As expedições de pesquisa à região são muito onerosas e difíceis de fazer por ser uma área remota e com condições climáticas adversas na maior parte do tempo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade