Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Blogueiro presta depoimento em São Paulo em processo de ameaça contra Moro

Agência Brasil
03 abr 2017 às 21:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O blogueiro Eduardo Guimarães prestou novo depoimento hoje (3) à Polícia Federal na capital paulista, desta vez pelo processo movido contra ele pelo juiz federal Sérgio Moro por injúria e ameaça. A oitiva desta segunda-feira hoje não tem relação com o processo em que o jornalista foi conduzido coercitivamente, há duas semanas, para depor sob a acusação de obstrução da Justiça por vazamento de informação da Operação Lava Jato.

Para a defesa do blogueiro, ao processar Guimarães, Moro confirma que está sob suspeição para julgar o jornalista, ou seja, impossibilitado de analisar o caso com imparcialidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os casos não guardam relação entre si. A única relação que interessa aqui é demonstrar que as mesmas pessoas figuram como julgador e julgado [em um processo] e, no outro caso, figuram como vítima e supostamente criminoso. É isso que não podemos admitir no Estado de Direito", disse o advogado Fernando Hideo, defensor de Guimarães.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quarta

STF retoma julgamento sobre responsabilidade de redes por conteúdos

Imagem de destaque
Entre 15 e 29 anos

Percentual de jovens que não estudam nem trabalham é o menor da série histórica, diz IBGE

Imagem de destaque
Resultados dia 15 de janeiro

Candidatos incluídos no Concurso Nacional Unificado devem enviar títulos até esta quinta-feira

Imagem de destaque
Saiba mais

The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025


A denúncia de Moro refere-se a um texto publicado por Guimarães em sua conta no Twitter. De acordo com o blogueiro, a frase usada no processo foi tirada do contexto, sem levar em conta as postagens subsequentes. "Os delírios de um psicopata investido de poder discricionário como Sérgio Moro vão custar seu emprego, sua vida", diz o texto citado na denúncia. Segundo o jornalista, a expressão "seu emprego, sua vida" refere-se ao interlocutor, o leitor dos tuítes, e não ao juiz, o que, segundo ele, fica claro com a leitura do post anterior, que dava início ao raciocínio: "Cada brasileiro que entusiasma ao ver a derrocada petista não sabe que essa politicagem vai lhe custar caro", dizia a frase anterior.


"O Twitter tem uma limitação de caracteres, então, se você tem um texto mais longo, tem que fracionar", disse Hideo. "Foi tirado do contexto de uma forma muito triste", acrescentou Guimarães.

Segundo o advogado do jornalista, o inquérito será relatado por um delegado federal e enviado ao Ministério Público Federal, que poderá dar prosseguimento, ou arquivar a ação. "Vamos tomar medidas cabíveis para pedir o desindiciamento", disse Hideo. O processo tramita na 14ª Vara Federal em Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo