01/10/20
PUBLICIDADE
Com restrições

Bolsonaro sanciona lei que permite retorno de sorteios na TV

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que permite a recriação de sorteio de prêmios ao público em emissoras de televisão no país, que estavam proibidos desde o final dos anos 90. O texto, publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União estabelece regras acerca da distribuição gratuita de prêmios mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, realizada por concessionárias. Também autoriza a distribuição de brindes por meio de concurso por organizações da sociedade civil da área de educação, saúde, cultura, assistência social, entre outros.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Pela nova legislação, fruto da edição da Medida Provisória Nº 923/2020 em março, que foi aprovada pelo Congresso, a distribuição de prêmios poderá ocorrer não só via telefone, mas por outros meios eletrônicos, como sites e aplicativos. Os sorteios não poderão ser feitos por bingos ou por operações de jogos de azar. Também ficaram proibidas a distribuição ou conversão dos prêmios em dinheiro. Os prêmios também não poderão ser distribuídos por organizações com interesse político-partidário ou eleitorais.

Vetos

Entre os vetos está a participação nos sorteios por telefone e a distribuição de prêmios gratuitos sem autorização do poder púbico. "Sem autorização, não é possível a adoção de práticas de proteção nem de mecanismos de controle de Estado que fiscalizem crimes como lavagem de dinheiro e sonegação fiscal", informou o Palácio do Planalto.

Segundo o Ministério da Economia, neste período de crise econômica, a lei representa uma alternativa importante para as emissoras de televisão aberta, uma vez que torna o mercado mais competitivo com impactos para a economia e geração de emprego.
Karine Melo/Agência Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Entenda
Governo vai prorrogar novamente corte de jornada e salário
01 OUT 2020 às 09h29
Calorão
Depois bater recorde de temperatura, calor deve aumentar nesta quinta
01 OUT 2020 às 08h56
Moto, carro e caminhão
Acidente na avenida Tiradentes mata jovem de 21 anos em Londrina
01 OUT 2020 às 08h46
Almoço do dia
Veja o cardápio do Restaurante Popular nesta quinta
01 OUT 2020 às 08h16
Nove mandados
Operação da PC e Gaeco combate corrupção policial em Londrina
01 OUT 2020 às 07h40
Obituário
Falecimentos dos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2020 em Londrina e região
01 OUT 2020 às 07h31
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados