Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Danos à saúde

Brasil corre risco de perder selo de erradicação do sarampo

Agência Estado
15 fev 2019 às 08:12

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O certificado de erradicação é retirado quando se registra a transmissão da doença durante um ano. A data-limite é a próxima segunda-feira, dia 18. A definição do status brasileiro, contudo, será conhecida só dias depois, com a confirmação da doença. Isso geralmente ocorre em um intervalo de até dez dias. Dentro do ministério, porém, o desfecho é dado como certo.


O primeiro caso de sarampo entre brasileiros ocorreu no dia 19 de fevereiro de 2018. Antes dessa data, o País já identificava alguns pacientes doentes - eram imigrantes da Venezuela. Mandetta observou que, se a cobertura vacinal fosse adequada, os casos seriam isolados. Houve, no entanto, surto da doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Ele ressaltou que a baixa cobertura vacinal não se resume ao sarampo - e lembrou de difteria e pólio. O ministério planeja uma grande campanha nacional pela vacinação. A ideia é aproveitar a mobilização contra a gripe e atualizar cadernetas. A ideia é de que esse anúncio seja feito para marcar cem dias do governo Jair Bolsonaro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo