Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Investigação

Brasil e outros países vão pedir reforma da OMS

Agência Brasil
09 jun 2020 às 15:21
- Marcos Corrêa/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, informou nesta terça-feira (9) que um grupo de países, incluindo Brasil, Austrália e membros da União Europeia, vai propor uma investigação sobre as decisões da OMS (Organização Mundial da Saúde) e um processo de reforma da entidade. Araújo disse que há, por parte do órgão, "falta de independência, de transparência e de coerência nos posicionamentos e orientações sobre aspectos essenciais” no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Ele citou, por exemplo, informações sobre a origem do novo coronavírus, o compartilhamento de amostras, o contágio por humanos, modos de prevenção, quarentena, uso da hidroxicloroquina, indumentária de proteção e transmissibilidade por assintomáticos. "Em todos esses aspectos, a OMS foi e voltou [na recomendação], às vezes mais de uma vez, e isso nos causa preocupação”, disse Araújo, durante reunião ministerial coordenada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o ministro, o problema é sistêmico, e não acidental, e deve ser investigado mesmo durante a pandemia. "Cada dia, essas decisões e esse vai e vem prejudicam os esforços de todos os países”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Agentes temem que fim da saidinha transforme presídios em caldeirão de rebeliões

Imagem de destaque
Nesta sexta

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Imagem de destaque
Medida de segurança

Robinho deve ficar dez dias isolado em cela de 8 m² no presídio de Tremembé

Imagem de destaque
Categorias C, D e E

Motoristas têm até o dia 31de março para fazer exame toxicológico


Na semana passada, o próprio presidente Bolsonaro fez críticas à organização e disse que o governo brasileiro poderia até deixar a entidade que, de acordo com ele, atua "com viés ideológico". No fim de maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a saída do país da OMS, congelando repasses que o governo norte-americano faria ao órgão das Nações Unidas.

Publicidade


Bolsonaro fez referência à controvérsia causada por pesquisas conduzidas pela OMS sobre a hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavírus. A organização acabou retomando os estudos com o medicamento, após aplicar uma suspensão dos testes por 10 dias. Nesta última segunda-feira (8), a OMS também afirmou que a transmissão da Covid-19 por pessoas sem sintomas da doença, como febre ou tosse, parece ser "rara".


O anúncio foi destacado hoje por Bolsonaro para defender o fim do isolamento social e a retomada das atividades. "Não é um dado comprovado, mas é um dado importante”, disse o preidente. "Com toda certeza, isso pode sinalizar uma abertura mais rápida do comércio e a suspensão das medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos”, destacou o presidente durante a 34ª Reunião do Conselho de Governo, realizada nesta terça-feira no Palácio da Alvorada.

Publicidade


A epidemiologista e principal responsável técnica da resposta à covid-19 da OMS, Maria van Kerkhove, frisou que há diferença entre assintomáticos e pré-sintomáticos, que são as pessoas que vão desenvolver algum sintoma da doença. Ao falar do tema, a epidemiologista ponderou a capacidade de testagem e rastreio de pacientes pelos gestores de saúde e argumentou que a contenção da transmissão da doença pode ser mais rápida com a localização e o isolamento dos casos sintomáticos.


DIVULGAÇÃO DE DADOS

Publicidade


Criticado pela falta de transparência na divulgação de dados de Covid-19, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, explicou que o governo estava trabalhando no desenvolvimento de um sistema para apresentar os dados diários, desde o início da pandemia, que refletisse com clareza a subida e a descida da curva de transmissão. "Isso permite a gestão mais efetiva dos gestores estaduais e municipais que são os verdadeiros combatentes que estão agindo na missão”, disse.


De acordo com Pazuello, o número de óbitos vai continuar chegando de acordo com os registros no sistema, mas os boletins serão atualizados de acordo com a data da morte. "[Assim], vai ver exatamente o que aconteceu, com mais transparência”, afirmou.

Publicidade


No domingo (7), o Ministério da Saúde disponibilizou a nova ferramenta para divulgação dos dados, que, segundo Pazuello, ainda será aprimorada, com a inclusão do percentual de ocupação de leitos e pessoas recuperadas. De acordo com Pazuello, os dados estão completos, e as informações serão atualizadas assim que forem repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde. "Essa ferramenta que está coloca aí é a melhor que poderíamos ter desenvolvido”, disse.


Na última semana o governo deixou de apresentar alguns dados consolidados e mudou a dinâmica e o horário de divulgação dos boletins. As mudanças foram objeto de questionamento do Ministério Público Federal e levaram o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a disponibilizar, em seu site, um painel próprio com dados atualizados sobre o número de casos da covid-19 no país.


Hoje, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo federal divulgue na íntegra os dados relativos ao contágio e às mortes pelo novo coronavírus, nos moldes de como vinha sendo realizado pelo Ministério da Saúde até o dia 4 de junho.

A nova plataforma do Ministério da Saúde sobre covid-19 no Brasil mostrou, na noite desta segunda-feira (8), que os casos acumulados chegam a 707.412. Já a quantidade de óbitos acumulados é de 37.134. De acordo com o levantamento, nas 24 horas anteriores, foram registrados 15.654 novos casos de covid-19 e 679 novas mortes. Os dados são iguais aos apresentados pelo painel do Conass.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade