13/05/21
PUBLICIDADE
Alternativa

Celulares podem ajudar no combate a fraudes em combustíveis

Provar materialmente fraudes nas bombas de postos de combustíveis é algo que envolve equipamentos e procedimentos complexos, além de apreensões in loco e análises laboratoriais. Em breve, tudo isso poderá ser substituído por um clique de celular, dado por qualquer consumidor.

Agência Brasil
Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Basicamente, o equipamento a ser instalado na bomba é composto por um hardware que faz a leitura de um transdutor óptico capaz de contar a quantidade de combustível que é apresentada no display da bomba. A garantia de que a bomba de combustível está correta é dada por uma assinatura digital que poderá ser checada por meio do bluetooth dos celulares. A violação dessa assinatura comprova a fraude.

Para se ter uma ideia de como são praticadas fraudes nas bombas de combustíveis, a cada ano cerca de 20 mil casos são autuados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – número que fica ainda mais impressionante se for levado em conta a complexidade para se conseguir evidenciar esse tipo de prática fraudulenta.

"As bombas medidoras de combustíveis possuem eletrônica bastante complexa, com placas de circuitos e software (programa de computador) que são vulneráveis a modificações, sendo quase impossível, ao fiscal, verificá-las em campo. Em muitos casos são necessárias análises laboratoriais para produzirmos provas materiais contra os infratores”, afirmou à Agência Brasil o chefe da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Saboia.

Citando levantamento divulgado pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), o chefe da Divisão de Gestão Técnica do Inmetro, Bruno de Carvalho, disse que "as fraudes em bombas movimentam mais de R$ 20 bilhões a cada ano”.
Agência Brasil
PUBLICIDADE
Continue lendo
Dia de estrogonofe

Confira o cardápio do Restaurante Popular nesta quinta

13 MAI 2021 às 08h10
Obituário

Falecimentos dos dias 12 e 13 de maio de 2021 em Londrina e região

13 MAI 2021 às 08h02
Bora estudar?

Prazo para concorrer a bolsas de curso pré-vestibular do Sesc entra na reta final

12 MAI 2021 às 18h56
Professora da zona norte

Mulher de 59 anos é a primeira a ser vacinada do grupo de trabalhadores da educação em Londrina

12 MAI 2021 às 18h34
Presidente da comissão

Aziz diz que não vai mandar prender Wajngarten por supostas mentiras em depoimento da CPI

12 MAI 2021 às 17h04
Menor nível desde 2015

Pior seca da história deixa conta de luz mais cara durante o ano todo

12 MAI 2021 às 16h39
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados