Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Relatório

Chega a 15,4 milhões o número de pessoas afetadas pelas queimadas, diz CNM

UOL/Folhapress
26 set 2024 às 14:46
- Roberto Dziura Jr/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 15,4 milhões de pessoas já foram afetadas diretamente pelos incêndios florestais que tomaram o país entre agosto e setembro, segundo um relatório da CNM (Confederação Nacional de Municípios), divulgado nesta quinta-feira (26).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Em ascensão, programas de reconhecimento facial têm baixa transparência, diz pesquisa

Imagem de destaque
2021-24

Jovens compram metade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Relembre

Voto em branco não vai para candidato que está ganhando; entenda

Imagem de destaque
Eleições

Ir à urna com criança tem restrição; entenda

Entre os afetados, 1.024 tiveram que deixar suas casas. A confederação explica que os números podem ser ainda maior, ''visto que a informação sobre desalojados e desabrigados ainda não foi preenchida pela maioria dos municípios''.

Publicidade


Os prejuízos econômicos chegaram a R$ 1,3 bilhão. Valor é referente aos meses de agosto e setembro, e representa um aumento de 183.000% em comparação ao período de janeiro a setembro de 2023, quando foi de R$ 29,1 milhões.


Até o momento, 573 cidades já decretaram situação de emergência devido às queimadas. Entre janeiro e julho, eram 29 com esse perfil. Em agosto e setembro, foram 556 a mais.


''Atípico e fora do padrão'', diz Paulo Ziulkoski, presidente da CNM. ''O cenário reforça a urgência de o Brasil adotar medidas concretas e que possibilitem a prevenção e o enfrentamento de desastres como esses que estamos agora vivenciando e que impacta gravemente a saúde de milhões de pessoas, o meio ambiente e o desenvolvimento do país", afirmou.


Imagem
Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na Zona Sul de Londrina
Um incêndio que começou na esquina da Bento Munhoz da Rocha Neto com a rua Jerusalém, na Zona Sul de Londrina, assustou os moradores da região na manhã desta quinta-feira (26).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo