Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cenário de filme

Cidades gaúchas veem neve forte na quarta-feira; internautas compartilham fenômeno atípico

Fernanda Canofre/Folhapress
29 jul 2021 às 11:54
- Juliana Andrade/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Gramado e Canela começaram a noite de quarta-feira (28) com neve forte caindo e acumulando nas vias, deixando cenário com árvores, casas e ruas cobertos de branco, registrado por moradores e turistas que visitam a Serra gaúcha em busca das paisagens de inverno nesta época do ano.


Segundo um levantamento feito pela MetSul, empresa de meteorologia, pelo menos 33 municípios gaúchos tiveram neve ou chuva congelada nesta quarta, as chamadas precipitações invernais. Em alguns lugares, foram registradas os dois fenômenos. A neve foi registrada em mais de dez municípios gaúchos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O fenômeno se expandiu para além da região da Serra, onde é mais comum que ocorra, sendo observado também nas regiões da Campanha, no centro e no sul do estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Efeitos econômicos diretos"

Prefeitura do Rio divulga estudo para justificar aporte de R$ 10 milhões no show de Madonna

Imagem de destaque
Crime investigado pela PF

Barco à deriva é encontrado com corpos no Pará

Imagem de destaque
Reajuste salarial

Professores anunciam greve em universidades federais a partir de segunda-feira

Imagem de destaque
Próximo sorteio é na terça-feira

Mega-Sena acumula pela sétima vez e prêmio chega a R$ 66 milhões


Além de um vídeo publicado pelo time do Juventude, de Caxias do Sul, mostrando a neve na tarde de quarta no horário de treino, a MetSul reuniu imagens registradas em outras cidades do estado, como Soledade, na região norte.

Publicidade


O frio intenso desta semana, em uma onda causada por uma massa de ar polar que atinge outras regiões do país e levou ao registro de -7,8ºC no amanhecer desta quarta em Santa Catarina, é comparável ao fenômeno registrado em 2013, o último grande evento de neve, segundo a meteorologista Estael Sias.


A onda desta semana é a terceira de frio intenso que chega ao Rio Grande do Sul no mês de julho, deixando a atmosfera ainda fria.

Publicidade


"Temos um ciclone distante da costa mandando umidade e nuvens e gerando circulação de ar mais úmido, que entra dentro dessa camada de ar muito gelada, e trouxe pancadas de chuva a diversas áreas do estado", explica Estael.


Em Cambará do Sul e São José dos Ausentes, municípios na região dos Aparados da Serra, onde a temperatura chegou a cerca de -4ºC na manhã desta quarta, a sensação térmica chegou a -11ºC.

Publicidade


Ainda segundo o levantamento da MetSul, só no Rio Grande do Sul 57 municípios registraram temperaturas negativas no amanhecer de quarta, o que pode se repetir nesta quinta no amanhecer.


Na sexta, o frio deve se concentrar na madrugada e manhã, mas com ar mais seco, e as máximas podem ficar acima das registradas no meio da semana, podendo chegar a 14ºC ou 15ºC. "Provavelmente hoje [quarta-feira] seja o dia de sensação térmica mais baixa, mais duradoura", diz Estael.

Publicidade


No sábado, o Rio Grande do Sul ainda poderá ter mínimas negativas. O termômetro só deve voltar a ficar acima de 0°C em todo o estado a partir de domingo.


A queda da temperatura e as precipitações de inverno como neve, chuva congelada e geada, registrada na Grande Porto Alegre, fizeram com que prefeituras reforçassem as atividades de abordagem social à população em situação de rua.

Publicidade


Na capital, a prefeitura abriu na terça à noite as portas do ginásio Gigantinho, do Internacional, disponibilizando cem vagas em camas cedidas pelo Exército, além de oferecer refeições, bebida quente, kits de higiene, testes para diagnóstico do novo coronavírus e espaço para animais de estimação.


"A gente tem 100, mas pode ser 150, 200, o Gigantinho é grande. Pode ser expandido. O certo é o seguinte, seja no Gigantinho, seja nas igrejas, seja nas entidades, todo mundo que desejar ser acolhido será acolhido", disse o prefeito Sebastião Melo (MDB) à Folha.

Publicidade


Em Canoas, os animais de estimação das pessoas em situação de rua também foram autorizados no ambiente. Nas redes sociais, a prefeitura afirmou que a ação de acolhimento no Centro Olímpico foi prorrogada até 15 de agosto.


Saiba as cidades gaúchas com neve ou chuva congelada nesta quarta-feira (28):


Canela
Caxias do sul
Gramado
São Francisco de Paula
Passo Fundo
Bom Jesus
Soledade
Santa Maria do Herval
Canguçu
Pelotas
Morro Redondo
Bento Gonçalves
Nova Alvorada
Nova Petrópolis
Nova Prata
Cruz Alta
Carlos Barbosa
Caçapava do Sul
Rio Grande
Guaporé
São José do Norte
Farroupilha
Bagé
Santa Vitória do Palmar
Passa Sete
Sobradinho
Herval
Viamão
Camaquã
Ibirubá
Julio de Castilhos
Piratini
Arvorezinha


Internautas compartilharam o fenômeno atípico em solo brasileiro:


[twitter="

"]


[twitter="

"]

[twitter="

"]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade