Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aprenda aqui como converter

Como converter MOV para MP4

23 jul 2020 às 15:58
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para muitas pessoas, o formato de um arquivo de vídeo não importa, porque desconhecem as suas diferenças e seus benefícios de utilização.
Mas em muitas profissões ou projetos por vezes pode ser requerido um arquivo com um certo formato. Mesmo se você já tiver produzido o vídeo inteiro em outro formato, será necessário aprender a converter.
Existem vários formatos bastante utilizados hoje em dia, então é normal surgir dúvidas na escolha do ideal. Aprenda aqui como converter um arquivo MOV para MP4.


Arquivos de vídeo
Todos os vídeos possuem um formato ou uma extensão, adequado à sua finalidade e com vantagens para o seu consumidor final.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando você tem algum vídeo no seu computador, será sempre possível converter o vídeo para um novo formato, se assim desejar. No entanto deve conhecer quais as suas diferenças e qual o seu objetivo, pois pode prejudicar a qualidade, a compatibilidade e o tamanho do vídeo.

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Também no momento em que você está produzindo o vídeo em algum editor, será necessário exportar a versão final.
Nesse instante torna-se importante conhecer as vantagens entre os vários formatos, dependendo se o vídeo será produzido para uma rede social, se será um vídeo promocional, uma longa-metragem de grande qualidade ou apenas um vídeo leve.

Publicidade




Por vezes certos aplicativos ou redes sociais apenas permitem certos formatos. Por exemplo, se você produz vídeos para o YouTube, o melhor formato de vídeo é MP4 pois permite um vídeo com alta qualidade e com um tamanho reduzido.
No entanto o YouTube também aceita outros formatos, embora outros aplicativos podem não aceitar.


Note também que muitas vezes para o formato do vídeo não terá efeitos imediatos na qualidade do seu vídeo, pois o codec do vídeo e a proporção de tela (aspect ratio) também são bastante importantes e fazem a diferença para obter um vídeo de qualidade.


Atualmente existem dezenas de formatos, tais como:
• MOV
• MP4
• AVI
• WMV
• FLV
• MKV
• 3GPP
• AAF, entre outros.

Publicidade


O formato MP4
O MP4 é neste momento o formato mais utilizado e conhecido, sendo definido por vezes como o formato de vídeo universal.
A maioria das plataformas e dispositivos suportam o formato MP4, executando estes arquivos sem problemas.



Possui compatibilidade com uma grande variedade de dispositivos, sendo executado em produtos Apple (IOS e MacOS), Android, Windows e inclusive em consolas de jogos como a PSP.

Publicidade


A maior vantagem do formato MP4 é que este armazena todos os conteúdos do vídeo, em um arquivo apenas, ou seja, o vídeo, as faixas do áudio, as imagens que compõem o vídeo e as legendas ficam todas no mesmo arquivo.


Também permite preservar a qualidade, mesmo seguido de uma compressão.

Publicidade


Vale a pena entender que o formato MP4 é o indicado para enviar vídeos no WhatsApp, logo se você utiliza este aplicativo para enviar vídeos seja em trabalho ou para amigos, tome atenção e converta para MP4 se necessário.


O formato MOV
O MOV foi desenvolvido pela Apple, a gigante tecnológica que necessitava um formato de vídeo direcionado ao aplicativo QuickTime Player.

Publicidade



Este é o formato de vídeo padrão que encontra nos produtos Apple. Reproduz conteúdos em todos os seus dispositivos, sendo o ideal e mais seguro para usuários desse sistema operacional.
No entanto o formato MOV também funciona em outros sistemas operativos, como o Windows, por meio do aplicativo correto.


Proporciona uma grande qualidade de vídeo, sendo utilizado para transmissões online de vídeos (streaming) e também para longas-metragens, filmes de animação ou com grande detalhe gráfico.

Publicidade


O formato MOV possui semelhanças com o formato MP4, pois ambos utilizam MPEG-4 para realizar a compressão e assim diminuir o tamanho do vídeo.


Aplicativos para converter formatos
Os vídeos apenas possuem um formato, nunca vários em simultâneo. Logo, se você necessita que o vídeo possua outro formato, indicado para outra finalidade, necessita converter.
Felizmente já existem aplicativos que convertem os seus vídeos para o formato desejado, muitos oferecendo planos e opções diferentes.


Ao procurar no Google, é possível encontrar rapidamente vários aplicativos como o VidCompact, Video Converter Android, UniConverter, Format Factory entre muitos outros.


Na hora de procurar o seu, tenha atenção à plataforma que você utiliza, pois alguns destes aplicativos funcionam em Windows, Android, IOS ou MacOS.



Para te ajudar na escolha de um bom conversão de vídeo, vamos explicar sobre um software que conhecemos muito bem e é considerado um dos melhores. É o aplicativo UniConverter da Wondershare, que permite converter vídeos de alta qualidade e alta velocidade para qualquer formato.


Para além de converter, também permite Editar Vídeos e usufruir de várias opções de edição como o cortar, aplicar efeitos, adicionar legendas e mais.


Algo que você deve procurar também é opções de exportar os seus vídeos no final de converter, pois o UniConverter permite gravar vídeos em discos DVD e Blu-ray, mas também torna possível transferir vídeos diretamente para dispositivos externos ou para um website específico.
Se você possui canal no YouTube ou pretende armazenar no Dailymotion, este aplicativo permite salvar diretamente nestas plataformas.


Por fim, tenha atenção se o seu aplicativo de conversão permite converter vídeos em formatos compatíveis para reproduzir na TV ou outro dispositivo, tal como o UniConverter permite.
Se você quiser mais informações sobre o Uniconverter, acesse esse guia completo de como baixar, instalar e usá-lo.
Como converter arquivos MOV para MP4


A forma de converter pode alternar entre aplicativos, no entanto para este exemplo será utilizado o aplicativo UniConverter, para a demostração.


Para iniciar a conversão, você já deve possuir um vídeo pronto que pretende converter. De seguida basta importar (Add Files) ou arrastar esse vídeo para a tela do aplicativo.



De seguida o seu vídeo estará na plataforma e é nesse momento que você necessita definir qual o formato que você pretende converter.



Você terá acesso ao formato do seu vídeo, no canto esquerdo. Sendo que no menu de opções do lado direito será onde você define qual o formato de saída do seu vídeo.
Para abrir o menu de seleção de formatos de saída, clique na zona destacada a vermelho na imagem acima.


Assim, vai abrir uma nova janela que lhe permite escolher o formato de saída do seu vídeo. Nesse momento estar na aba Vídeo e selecionar o formato MP4.



Dentro do formato MP4, ainda é possível escolher a definição e qualidade do seu vídeo.
Por fim, basta clicar no botão para iniciar a conversão e o seu vídeo estará pronto no seu novo formato.

Agora que você já aprendeu a converter um vídeo, já sabe como fazer para os seus futuros projetos terem mais qualidade, pois se torna necessário para a finalidade do vídeo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade