Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Amparo no luto

Companhias aéreas oferecem descontos de até 80% em viagens para quem perdeu familiar

Bruno Souza - Especial para o Portal Bonde
06 ago 2024 às 17:57

Compartilhar notícia

- Divulgação/Imagem Ilustrativa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Duas das três principais companhias aéreas brasileiras oferecem uma verdadeira ajuda num dos momentos mais difíceis que um ser humano pode viver, o luto. A Latam e a Gol disponibilizam descontos de até 80% no valor da passagem para quem comprovar a perda ou a doença grave de um familiar próximo.


O benefício ainda não tem muitos adeptos, visto que é pouco explorado no país. Mas a tendência, segundo as companhias, é que a ação se popularize à medida em que novas pessoas saibam da novidade. Veja a seguir como funcionam os descontos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Gol

Leia mais:

Imagem de destaque
alteração das regras

Não conseguiu o auxílio-doença do INSS? Veja como ter o benefício, alvo de pente-fino em 2024

Imagem de destaque
CPI da Covid

Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo

Imagem de destaque

Última grande chuva de meteoros de 2024, Geminídeas, será na noite desta sexta

Imagem de destaque
Faltam seis votos

STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais


A Gol oferece desconto de 80% somente em casos de morte. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia aérea, os familiares abrangidos são pai, mãe, filho e cônjuge.

Publicidade

 

A empresa ainda ressalta que o valor diferenciado é exclusivo para passageiros diretos, ou seja, aplica-se apenas a passagens compradas diretamente com a companhia. O desconto não está disponível para agências de viagem.

Publicidade

 

Para adquirir a passagem com preço reduzido, é preciso entrar em contato com a companhia pelos canais oficiais de comunicação em posse da documentação necessária.

Publicidade

 

Caso já tenha adquirido a passagem, o solicitante pode pedir reembolso correspondente ao desconto em até sete dias após o falecimento. A aprovação ou o indeferimento está sujeito à análise das informações fornecidas.

Publicidade

 

Os documentos exigidos são: certidão de óbito original e documentação legal original que comprove a relação familiar. O desconto de 80% é aplicado apenas sobre o valor da tarifa. As taxas aeroportuárias, serviços contratados e outras tarifas não têm dedução.

Publicidade


A Gol também esclarece que a assistência é válida somente em voos nacionais.


Latam

Publicidade


A Latam oferece uma gama ainda maior de opções. A empresa, além do desconto de até 80% para quem perdeu um familiar, também possibilita a dedução para casos de hospitalização de parentes próximos. Vale ressaltar, que diferentemente da Gol, a Latam admite como parente próximo cônjuges, avós, filhos, netos, pais, cunhados, irmãos, tios, primos, sobrinhos, sogros, nora e genro.


Segundo a assessoria de imprensa da companhia, são avaliados pontualmente "cada caso mediante comprovação da emergência". Em cada situação, são solicitados documentos para verificar o grau de parentesco e também atestado de óbito ou de internação. Além disso, a viagem deve acontecer no máximo sete dias após o evento.


Desde março de 2023, o desconto oferecido é um percentual sobre a tarifa disponível no momento da emissão, sendo válido somente para a cabine Economy. Para fazer a solicitação, o cliente pode entrar em contato com a central de vendas e serviços da empresa.


Azul


A Azul foi questionada pela reportagem sobre o desconto oferecido pelas outras empresas do setor. Em nota, afirmou que "não oferece, no momento, esse tipo de serviço".


'Não achei burocrático'


O professor Nilson Machado foi uma das milhares de pessoas que tiveram acesso ao benefício. Ele ressalta que não achou o processo burocrático, quando, em 2019, precisou sair de Trindade (GO) para ir ao velório da sua avó em Santa Luzia do Pará (PA).


"Quando a minha avó faleceu, eu fui atrás para ver como funcionava. Entrei em contato com a empresa. Na época fui com a Latam. Perguntei como funcionava e a atendende me orientou. Falou que, se eu tivesse a certidão de óbito, poderia ir direto ao guichê do aeroporto e eles já venderiam a passagem com o desconto.


Machado conheceu a assistência emergencial pelas redes socias. "Não teve burocracia. Só precisei mandar o documento dentro do prazo e logo me responderam. Eu achei bem rápido", destaca.


Ele relembra que os documentos foram requisitados para validar o processo, mas, como não tinha a certidão de óbito em mãos, precisou optar por ter o dinheiro devolvido depois de um certo tempo.


"No meu caso, eu não tinha a certidão. Então, eles falaram que eu poderia comprar a passagem no cartão de crédito. Me deram um prazo para enviar a documentação pelo e-mail, para comprovar que era a minha avó que havia falecido. Eu mandei uma cópia da certidão de nascimento", conta.


O professor ficou satisfeito com a dedução nas passagens. "Eles extornaram no cartão de crédito o valor do desconto, que foi de mais de 70%. Inicialmente, eu paguei cerca de R$ 1,5 mil e, no final, ficou R$ 400. Foi bem significativo na época", conclui.


Leia também:

Imagem
Frio severo e persistente deve chegar a Londrina a partir de sexta
Um frio severo e persistente deve chegar a Londrina a partir desta sexta-feira (9). Segundo o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), as mínimas devem alcançar 5ºC no sábado e 8ºC no domingo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo