Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desigualdade

Coronavírus infectou 17% em favelas e em bairros pobres do Rio

Júlia Barbon - Folhapress
24 jun 2020 às 09:11
- Tânia Rêgo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa feita pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelo Ibope constatou que 17% dos moradores de seis áreas muito populosas e em situação de vulnerabilidade na capital fluminense foram infectados pelo novo coronavírus até o início de junho.

No total, 556 das 3.210 pessoas que fizeram os testes rápidos tiveram resultado positivo para o vírus. Essa porcentagem está bem acima das marcas atingidas a nível nacional, segundo o estudo mais abrangente que está sendo feito no Brasil, o Epicovid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A segunda e mais recente fase desse levantamento indicou que 2,8% da população de 120 cidades brasileiras pesquisadas já haviam tido contato com o coronavírus até o dia 7 de junho. Na cidade do Rio, o número era de 7,5% de infectados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Agentes temem que fim da saidinha transforme presídios em caldeirão de rebeliões

Imagem de destaque
Nesta sexta

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Imagem de destaque
Medida de segurança

Robinho deve ficar dez dias isolado em cela de 8 m² no presídio de Tremembé

Imagem de destaque
Categorias C, D e E

Motoristas têm até o dia 31de março para fazer exame toxicológico


Os novos dados divulgados pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) na segunda (22) mostram que o complexo de favelas da Cidade de Deus teve a maior prevalência entre as seis regiões incluídas, com 28% dos moradores testando positivo.

Publicidade


Atrás dela vêm as comunidades de Rio das Pedras (25%), Rocinha (23%) e Maré (19%). Depois, os bairros da zona oeste de Realengo (9%) e Campo Grande (5%), locais conhecidos por serem dominados por milícias. As seis regiões abrigam 14% da população do município.


Apesar de terem os menores índices de infectados, essas duas últimas áreas têm as maiores taxas de letalidade. A porcentagem do total de infectados que acaba por morrer é de 1,8% em Campo Grande e 1,2% em Realengo, enquanto não passa de 0,4% nas outras favelas –a Epicovid-19 apontou uma média de 1% em parte do país.

Publicidade


Para a prefeitura, essas taxas mostraram que a letalidade não é tão alta quanto se tem divulgado. "Temos ouvido às vezes a mídia falar sobre níveis de letalidade [altos] no Rio, só que muitas vezes levaram em consideração o número de testes positivos naquela comunidade", disse Flávio Graça, superintendente da Vigilância Sanitária municipal.


"Por exemplo, eram 250 infectados e 50 vieram a óbito. Isso dava 20% de letalidade, e esse trabalho vem mostrar uma realidade diferente que tem que ser falada", afirmou ele à imprensa durante a divulgação dos números.

Publicidade


Os novos dados, porém, também dão uma ideia da subnotificação da Covid-19 que existe na cidade, já que em geral são contados apenas os casos sintomáticos e com complicações, dada a escassez de testes e outros problemas do sistema de saúde.


Com base no estudo, a prefeitura projeta haver 30 vezes mais contaminados do que o registrado oficialmente nessas seis áreas. Foram estimados quase 121 mil infectados, sendo que nos números oficiais há apenas 4.040 casos confirmados até o dia 22.

Publicidade


O caso da Cidade de Deus chama atenção: enquanto a projeção indica que 9.869 pessoas já devem ter pegado o vírus na favela, o painel de casos da prefeitura aponta só 184, uma quantidade 54 vezes menor.


Outra conclusão importante da pesquisa foi que cerca de metade dos moradores que tiveram contato com o vírus não tiveram sintomas, ou seja, nem sabiam que estavam infectados.

Publicidade


Apenas 1% relataram todos os sintomas – febre, cansaço, dor no corpo, dor de garganta, tosse, falta de ar e diarreia.
Os domicílios e indivíduos que participaram do levantamento foram escolhidos por meio de sorteios, como no estudo de abrangência nacional.


"Nós sorteamos regiões, depois áreas, blocos, casas e pessoas [que seriam] examinadas, para haver a maior imparcialidade", explicou Graça.


Só foram incluídos moradores com mais de 18 anos, e não mais que uma pessoa de cada casa. Os dados foram coletados na primeira semana de junho por equipes da vigilância de saúde e sanitária, vinculadas à Secretaria de Saúde do município.

Essa foi a primeira parte do estudo, que contará com mais quatro etapas iguais, nos mesmos locais, para acompanhar a velocidade de expansão do número de contaminados. A segunda fase começará em 1º de julho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade