Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
E agora?

Covid-19: Bolsonaro teve contatos com centenas de pessoas em 14 dias

Ranier Bragon e Daniel Carvalho - Folhapress
08 jul 2020 às 08:43
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diagnosticado com Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) manteve relação próxima com centenas de pessoas nos últimos 14 dias. Deu apertos de mão, tocou, tirou fotos, conversou em proximidade e não usou máscara em inúmeras ocasiões.

Além dos encontros fechados no Palácio do Planalto, Bolsonaro fez quatro viagens, ao Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, participou de oito cerimônias e três reuniões coletivas em Brasília. Aos menos 66 políticos, empresários e outras personalidades estiveram cara a cara com o presidente nesse período.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fotos oficiais e as redes sociais do governo e do presidente mostram que em várias ocasiões Bolsonaro não usou máscara, apertou a mão das pessoas, promoveu e participou de aglomerações e rodinhas de conversa sem preocupação aparente com as regras para evitar o contágio.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Mudanças climáticas

'Dia da Terra' é o tema do Google Doodle desta segunda

Imagem de destaque
Conheça

Barra do Cahy, primeira praia do Brasil à qual Cabral chegou em 22 de abril de 1500

Imagem de destaque
950 mil pessoas afetadas

Conflitos no campo foram recorde em 2023, mas área em disputa diminuiu


O tempo de incubação da Covid-19, ou seja, o período em que a pessoa está infectada, mas não apresenta sintomas, pode variar de 1 a 14 dias, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Publicidade


Bolsonaro, 65, afirmou nesta terça-feira (7) que contraiu o novo coronavírus, após realizar um novo exame para detectar o vírus. Ele decidiu fazer o teste após sentir sintomas leves no último domingo (5).


Notório descumpridor das orientações sanitárias relacionadas ao coronavírus, Bolsonaro é contrário à política de distanciamento social adotada em quase todo o mundo e já chegou a classificar a Covid-19 como uma "gripezinha".

Publicidade


Um dos eventos em que ele descumpriu orientações sanitárias, por exemplo, foi na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, em Brasília. Bolsonaro estava de máscara em parte do período, mas em outros momentos ficou sem ela. Trocou apertos de mão, interagiu e ficou ao lado de pessoas sem máscara, além de não respeitar o distanciamento.


No dia seguinte, na cerimônia de inauguração do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), em Brasília, esteve de máscara, mas distribuiu diversos apertos de mão e também participou de diversas aglomerações.

Publicidade


Em 24 de junho, o presidente se reuniu no Palácio do Planalto em um café da manhã com ao menos 13 parlamentares. Nem Bolsonaro nem os deputados, que se aglomeraram em rodinhas e na mesa do café, usavam máscara.


A primeira viagem que fez nesse período foi ao Ceará, para inauguração de uma obra da transposição do rio São Francisco. Ele provocou aglomerações e tirou a máscara diversas vezes, inclusive para fotos com apoiadores.Nesse dia, postou em seu Facebook uma foto conversando, sem proteção, com um senhor de idade que tinha a máscara abaixada.

Publicidade


Sem divulgar em sua agenda, Bolsonaro fez no dia seguinte uma visita ao batalhão ferroviário do Exército no Triângulo Mineiro. Vídeo postado pelo presidente no Twitter o mostra sem máscara e provocando grande aglomeração com a população local.


Bolsonaro também teve diversos encontros no Planalto com assessores e ministros: 33 nomes aparecem em sua agenda oficial nesse período.

Publicidade


Os ministros Paulo Guedes (Economia), Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e José Levi (Advocacia-Geral da União), entre outros, foram interlocutores frequentes do presidente nesse período.


Bolsonaro também esteve próximo dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com o ministro do STF Gilmar Mendes, e com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entre outros.

Publicidade


Em um dos encontros, com o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, no último dia 30, toda a comitiva visitante aparece nas fotos usando máscaras, menos Bolsonaro e seu secretário-executivo da Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten.



Em outro desses encontros coletivos, em 3 de julho, Bolsonaro, ministros e empresários levados pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, não usaram máscaras, nem mantiveram distância nas rodinhas de conversa.


Até em ocasiões extra-oficiais Bolsonaro apareceu descumprindo as recomendações sanitárias. Recentemente a primeira-dama, Michelle, adotou um cachorro que teria sido recolhido nas imediações do Palácio da Alvorada.


Após o tutor se identificar, Bolsonaro e Michelle devolveram o animal –de nome Zeus, mas que recebeu da família presidencial o batismo de Augusto– ao verdadeiro dono. Nas fotos, Bolsonaro aparece sem máscara e apertando a mão do dono de Zeus.
Na última live que fez, em 2 de julho, o presidente ficou ao lado de seis pessoas, todas sem máscara e bem próximas. Bolsonaro tossiu em vários momentos da transmissão.


No último dia 30, a Justiça derrubou decisão que obrigava Bolsonaro a usar máscara ao sair às ruas de Brasília.

O uso da máscara é obrigatório no DF, segundo um decreto do governador Ibaneis. Bolsonaro, no entanto, já participou de diversos atos de seus apoiadores sem máscara.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade