Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faça a sua

Dez milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade Nacional

Redação Bonde com Agência Brasil
30 jul 2024 às 14:58

Compartilhar notícia

- Ministério da Justiça/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dez milhões de brasileiros já têm a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional), documento que atualiza o Sistema de Identidade Nacional, determinando o número do CPF como o único número de RG (Registro Geral) para padronizar o documento. Os dados são do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). 


A CNI começou a ser emitida em julho de 2022, no Rio Grande do Sul, primeiro estado a expedir o documento. Depois disso, outros estados e o Distrito Federal também passaram a emitir, sendo que o Amapá e Roraima são os únicos estados que ainda não expedem a nova carteira. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em nota, o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, explica que estão "trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a emissão da CIN, recomendamos aos cidadãos que têm interesse em ter a sua carteira que procurem o posto de atendimento de seu estado”. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Audiências públicas

STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo

Imagem de destaque
Reduzir emissões de gases

Setor elétrico aprova 13 projetos para produção de hidrogênio verde que somam R$ 1,4 bi

Imagem de destaque
Nesta terça-feira

Veto a celulares nas escolas deve ser aprovado na Câmara e seguir para o Senado

Imagem de destaque
Lançado em 2024

Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda


Vantagens 

Publicidade


Como a CIN acompanha todo o ciclo de vida dos cidadãos, sua base de dados possibilitará, no futuro, que o governo emita informações importantes para o cidadão. 


Será possível, por exemplo, orientar os estudantes sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou avisar a uma pessoa idosa que ela tem direito a receber um benefício, como o BPC. “Com a CIN, vai ficar mais simples saber se uma pessoa tem direito a receber o Bolsa Família ou avisar sobre a data de uma consulta médica”, acrescentou Mascarenhas.

Publicidade


Outra vantagem é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, garantindo o maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 159 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4,3 mil serviços digitais.


O novo documento também é emitido sem inclusão de gênero, sem distinção de nome social e de registro. Essas mudanças foram solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de promover mais cidadania e respeito à comunidade LGBTQIA+. 

Publicidade


A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida até 2032. Mais informações sobre a nova carteira estão disponíveis na internet. 


Imagem
Livrarias e bibliotecas de Londrina têm estratégias para estimular a leitura
Em um cenário onde a tecnologia avança a passos largos e domina grande parte do tempo das crianças e adolescentes, incentivar a leitura aos moldes tradicionais pode parecer um desafio para livrarias e bibliotecas.


Como é a CIN 


- Só um único número de identificação, o CPF. 

Publicidade

- A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.

- Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o MRZ. Assim, pode ser usada como documento de viagem.

Publicidade

- Para acessar a versão digital, pelo aplicativo GOV.BR, o cidadão precisa ter a carteira em papel ou em policarbonato (plástico).

- É válida em todo o território nacional. Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular.

Publicidade


Validade do CIN


O prazo de validade da nova carteira varia conforme a faixa etária:


- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos,

- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos,

- Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.


Imagem
Mais de quatro mil carteiras de habilitação aguardam retirada em Londrina
Levantamento realizado pelo Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) mostra que 103.690 CNH (Carteiras Nacionais de Habilitação) aguardam retirada nas Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) desde 2019.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo