Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Solidariedade

Dia 28 de agosto é o Dia do Voluntário!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 ago 2020 às 11:30
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário, para melhorar a qualidade de vida da comunidade e do seu próximo. Fazer algum tipo de trabalho voluntário é realmente gratificante. Hoje, muitas pessoas estão descobrindo o caminho "do fazer o bem sem olhar a quem".


Mesmo durante a pandemia, é possível se engajar em algumas causas. Como nesta sexta-feira, 28 de agosto, se comemora o Dia do Voluntário, o Portal Bonde selecionou as principais formas de utilizar o tempo em prol do outro, sendo que algumas delas podem ser feitas à distância.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Realizando ações individuais

Leia mais:

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio

Imagem de destaque
A partir de 2025

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

Imagem de destaque
Acusado de exagerar no currículo

Joel Jota desiste de ser padrinho do Time Brasil nos Jogos de Paris-2024


Há diversos profissionais liberais (como médicos, advogados, psicólogos, etc) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes sem cobrar ou com preços mais em conta, possibilitando que quem não tem condições possa acessar esses serviços.

Publicidade


2. Participando de campanhas


Embora seja melhor evitar estar na rua, por causa da pandemia da Covid-19, há algumas campanhas que podem ser promovidas pela internet ou pelas redes sociais, como: doação de sangue, coleta de livros, brinquedos, alimentos, reciclagem de lixo, trote cidadão, pelo voto consciente, entre outras.

Publicidade


3. Juntando-se a grupos comunitários


Você já parou para observar as iniciativas que são realizadas dentro do seu bairro? É possível apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde.

Publicidade


4. Trabalhando em organizações sociais


Existem organizações sociais diversas, que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente. Procure alguma com que você tenha afinidade e descubra como ajudar!

Publicidade


5. Participando de projetos públicos


O poder público também possui muitas ações e projetos que precisam de voluntários. Seja junto às secretarias municipais e estaduais ou junto aos conselhos de comunidade, é possível se engajar em trabalhos que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da sua comunidade.

Publicidade


6. Sendo voluntário em escolas


Escolas públicas e particulares costumam ter projetos de integração entre sociedade e escola. Um exemplo disso é a Associação de Pais e Mestres, que a maioria das instituições possui.

Publicidade


Conheça essa nova modalidade: Voluntariado Empresarial


O voluntariado empresarial é uma nova postura das empresas na gestão dos negócios, comprometida com a ética e desenvolvimento sustentável, que traz impactos positivos para todos os seus públicos.

A responsabilidade social empresarial é pensada também um diferencial competitivo, traz a fidelização de funcionários e clientes e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade