A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentec) informou nesta sexta-feira (25) que até segunda-feira (28) todos os trabalhadores devam estar de volta ao trabalho. De acordo com as decisões em assembleias, 16 sindicatos - dos 35 filiados - já aceitaram a proposta da empresa de reajuste de 9% a partir de agosto de 2009.
Apenas dois sindicatos ainda não aceitaram a proposta, mas a recomendação da federação é de que voltem ao trabalho, mas recusando o acordo bianual oferecido.
"A nossa orientação é de que a paralisação acabe para que não ocorra uma retaliação contra os trabalhadores. Porém, não podemos aceitar o acordo bianual proposto pela empresa, ele (o acordo) é contrário às nossas reivindicações", disse o coordenador do comando de negociação, Nivaldo Schmucker.
Leia mais:
'Ainda Estou Aqui' é o filme brasileiro com a maior bilheteria do pós-pandemia
Sobre as jazidas de gás, 1.200 mulheres mantêm viva a cultura do babaçu
Após prorrogação do MEC, inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
'A vida dele valeu R$ 7', diz esposa de mototaxista morto por PM
Os sindicatos que já aceitaram a proposta da empresa são os de: Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Juiz de Fora (MG), Santa Maria (RS), São Paulo, Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Rondônia, Pará, Acre e Brasília (DF).
Os sindicatos do Tocantins, de Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso, da Paraíba, de Goiás, do Piauí, de Pernambuco e do Vale do Paraíba (SP) não aceitaram a proposta da empresa, mas decidiram voltar ao trabalho. Os demais ou decidiram manter a greve ou ainda vão se reunir amanhã (26).