A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) condenou a empresa N.A Intimidade Ltda. a pagar multa de R$ 1 milhão por importar dois contêineres com lixo hospitalar dos Estados Unidos para o Brasil.
A penalidade foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 13. O material - lençóis, batas, fronhas - foi apreendido após desembarcar no Porto de Suape, no litoral Sul de Pernambuco.
Em outubro de 2010, a Anvisa identificou irregularidades em dois contêineres importados após fiscais constatarem que o valor declarado pelo importador não era compatível com o volume e o tipo de carga. O material foi encaminhado para inspeção física. Na inspeção, verificou-se que a empresa declarava às autoridades brasileiras que importava tecido de algodão com defeito para fraudar a Alfândega Nacional.
Leia mais:
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 27 milhões
Brastemp acusa LG de plágio em comercial e consegue tirar anúncio de geladeira do ar
A partir desta sexta-feira, sites não podem vender 48 marcas de whey protein
Mãe se desculpa após discussão dentro de avião e diz que filho fez 'birra ridícula'
Entre as peças - aproximadamente 46 toneladas - estavam lençóis sujos com manchas características de sangue e dejetos biológicos com logomarca de vários hospitais norte-americanos.
Os produtos, que seriam revendidos por empresas que atuavam no interior de Pernambuco, foram devolvidos aos Estados Unidos em janeiro deste ano. Os custos para mandar o lixo hospitalar de volta para o país de origem foram pagos pela empresa N.A Intimidade Ltda.