Voltou a nevar hoje (4) no Rio Grande do Sul. Até por volta das 9h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre informava que nevou no município de Bom Jesus, na Serra Gaúcha, às 6h20, durante cinco minutos.
Segundo o meteorologista Gil Russo, uma pane nos computadores está dificultando o acesso aos dados e a confirmação do relato de moradores de vários outros municípios da Serra Gaúcha que disseram ter presenciado o fenômeno durante a madrugada. "Em Vacaria e Gramado, onde possivelmente nevou, o Inmet não tem estação meteorológica, mas tem em Caxias do Sul, onde também há relato de neve", disse.
A previsão do Inmet para hoje é de dia nublado com pancadas de chuva no Paraná e em Santa Catarina. No sul e no centro-oeste do Rio Grande do Sul, o dia deve ficar parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas e ocorrência de geadas.
Leia mais:
Última grande chuva de meteoros de 2024, Geminídeas, será na noite desta sexta
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
O frio no Sul continua intenso, e os termômetros devem oscilar entre -3 graus Celsius (ºC) e 22°C no decorrer do dia.
Em Gramado
A prefeitura de Gramado confirmou a ocorrência de neve hoje (4) no município. Às 5h, nevou na cidade durante 15 minutos. De acordo com a prefeitura, os termômetros estão abaixo de -2 graus Celsius (°C) agora pela manhã.
A neve encanta os turistas que saem às ruas, mesmo com o frio intenso, para desfrutar da paisagem na Serra Gaúcha.
Segundo a prefeitura, os visitantes que chegam à cidade para acompanhar a 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado, de 6 a 14 de agosto, podem conferir a neve acumulada nas hortênsias e às margens do Lago Negro e do Lago Joaquina Rita Bier.
Terceiro destino turístico mais visitado do Brasil nesta época do ano, Gramado está com 90% dos 146 hotéis e pousadas lotados. Normalmente, todos os anos, no mês de julho, uma média de 300 mil pessoas visitam a cidade.
Dados da Secretaria de Turismo mostram que junho, julho e agosto recebem turistas em busca do frio serrano e na expectativa de ver neve. Com a ocorrência do fenômeno hoje, a expectativa da prefeitura é atrair ainda mais turistas para a cidade.