Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dejetos

Inpa inaugura prédio para armazenar material radioativo na Amazônia

Agência Brasil
22 abr 2014 às 18:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inaugurou hoje (22), em Manaus, o primeiro prédio da Região Norte para armazenamento de dejetos radioativos. No local, ficarão guardados o material radioativo e os equipamentos emissores de radiação ionizante inerentes à atividade de pesquisa dos laboratórios do instituto.

Segundo o Inpa, o Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos garantirá o confinamento seguro desse tipo de material pelo tempo necessário à proteção do homem e do meio ambiente e será uma ferramenta importante à disposição dos pesquisadores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dejetos radioativos são materiais produzidos em hospitais, usinas nucleares e centros de pesquisas e, quando deixam de ter utilidade, não podem ser descartados como lixo comum, mas podem, às vezes, ser reciclados.

Leia mais:

Imagem de destaque
E tem rede social!

Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade

Imagem de destaque
Saiba mais

Uber diz no STF que liberdade é incompatível com vínculo pela CLT

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Audiências públicas

STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo


A construção do prédio custou R$ 444,1 mil e obedece à legislação e normas nacionais e internacionais, como as normas da própria Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). De acordo com o Inpa, o prédio tem uma arquitetura própria, com as paredes em uma espessura específica, cantos arredondados, piso com base diferenciada para não permitir infiltrações e pintura com tintas especiais.


Em nota, o Inpa explica que os laboratórios do instituto passarão a ser denominados, futuramente, de Instalações Radiativas licenciadas pela Cnen e passarão também a ser geradores de dejetos radioativos, que serão embalados adequadamente, conforme o tipo de emissão de cada partícula radioativa, devidamente identificados e encaminhados ao Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos.

O prédio deverá entrar em funcionamento integral no segundo semestre deste ano, porque a aquisição dos equipamentos necessários ainda está em processo de licitação. Quando os dejetos armazenados no local chegarem a um determinado nível de ocupação, serão encaminhados a um depósito autorizado pela Cnen. No Brasil, existem depósitos autorizados no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo