Termina no próximo dia 17 de março o prazo de inscrição para o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, que é realizado no Brasil pelos Correios e coordenado em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU).
O tema escolhido para este ano é "imagine que você é um assessor (a) do secretário-geral da ONU – qual o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?".
O concurso é destinado a estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada. Os vencedores nas etapas regional e nacional e suas respectivas escolas receberão certificados de reconhecimento e prêmios em dinheiro.
Leia mais:
Maior presente de Natal virá da cultura, diz Selton Mello sobre 'Compadecida 2'
Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV
Saúde incorpora cinco procedimentos contra câncer de mama no SUS
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
No Paraná, as cartas devem ser enviadas para: Assessoria de Comunicação – Concurso Internacional de Redação de Cartas; Rua João Negrão, 1251 – 4º andar, Curitiba, CEP 80002-900.
Em 2016, mais de 2.600 escolas públicas e particulares, em todo o País, participaram do concurso, que teve 4.419 redações inscritas. A redação campeã foi escolhida por uma comissão julgadora com representantes dos Correios, Unesco no Brasil e Ministério da Educação.
Incentivo
Anualmente, a UPU realiza o Concurso Internacional de Redação de Cartas com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e melhorarem os conhecimentos linguísticos. O Brasil tem tradição no concurso, sendo o segundo mais bem colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China.
As recentes premiações recebidas pelos estudantes Leonardo Silva, medalha de bronze em 2015, e Laryssa Pinto, menção honrosa na edição do ano passado, comprovam o bom desempenho brasileiro.