Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja o calendário

INSS inicia nesta sexta o pagamento do décimo terceiro antecipado

Wellton Máximo - Agência Brasil
24 mai 2024 às 09:10
- Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam nesta sexta-feira (24) a receber a segunda parcela do décimo terceiro salário. Até o dia 7 de junho, mais de 33,6 milhões de segurados receberão o dinheiro, que vai ser pago de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social).


A quitação desta parte inicia pelos segurados que ganham o salário mínimo. Quem recebe mais que o mínimo começa a receber em 3 de junho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O extrato com os valores e as datas de pagamento do 13º está disponível desde abril. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, e pelo site gov.br/meuinss.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo o censo

Saiba quais são os santos mais homenageados em ruas do Brasil

Imagem de destaque
Curiosidade

Saiba quais são os 20 nomes de ruas mais usados no Brasil

Imagem de destaque
IBGE

Brasil tem 321 mil endereços em vias públicas sem nome, segundo Censo

Imagem de destaque
Prazo vai até o dia 14

Veja como fazer a inscrição para o Enem 2024


Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e confirmar dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Publicidade



O decreto com a antecipação foi assinado em março. Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento se deu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.


Conforme o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipa a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia do país. Do total, R$ 33,92 bilhões correspondem à segunda parcela, referente à competência de maio e que será paga entre o fim deste mês e o início de junho. O restante corresponde à primeira parcela, da competência de abril, paga no fim de abril e início de maio.


A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. A exceção é quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.


O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.


Imagem
Veja o que já se sabe sobre a nova data do Concurso Nacional Unificado
O CNU (Concurso Nacional Unificado) foi remarcado para 18 de agosto pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, quase duas semanas após ter sido adiado em virtude das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade