Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paula Laboissière - Agência Brasil

INSS: pedidos de benefícios devem ser atendidos em até 30 dias em 2024

22 nov 2023 às 12:50

Compartilhar notícia

- Sergio Ranalli/Grupo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse nesta quarta-feira (21) que, até dezembro de 2024, a pasta pretende atender a todos os pedidos de benefícios em um prazo máximo de 30 dias. 


A legislação brasileira prevê que o atendimento aconteça em até 45 dias. Entretanto, segundo o próprio Lupi, atualmente, apenas 55% das pessoas são atendidas nesse prazo. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Até dezembro, nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias de espera. Para que, no ano que vem, comecemos a pensar em um novo modelo, um modelo mais ágil, mais rápido. Estamos trabalhando para isso”, afirmou, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Leia mais:

Imagem de destaque
Defende solução balanceada

Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF

Imagem de destaque
A partir de 17 de fevereiro

Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal

Imagem de destaque
Censo de Domicílios

Lares no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório

Imagem de destaque
Alteração no Estatuto

Projeto aprovado na Câmara autoriza investigados por crimes a comprar armas de fogo


De acordo com o ministro, em janeiro deste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o governo, o percentual de pedidos de benefícios atendidos em até 45 dias era de cerca de 30%. “Estamos afunilando”, disse.

Publicidade


“Nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias até dezembro. Claro que você só tem o balanço de dezembro em janeiro, porque tem que esperar o mês terminar. Mas a nossa intenção é essa. E eu sou um pouco ousado: pretendo que, no ano de 2024, tenhamos todos numa fila de 30 dias. Até o final do ano que vem. Para isso, a gente está fazendo uma série de medidas.”


Imagem
Lula afirma que não precisa gostar de presidentes dos países vizinhos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, na terça-feira (22) que não precisa ter amizade com outros chefes de Estado, mas que é possível chegar a um acordo.


ATESTMED

Publicidade


Lupi lembrou que segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental e ter o benefício concedido de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica. 


O processo, que recebeu o nome de Atestmed, pode ser feito por meio do site ou do app MeuINSS.


“O atestado que você tem como cidadão, particular, com CRM, ou do SUS ou de qualquer hospital público, serve como atestado para você tirar a sua licença até 90 dias, provisória, e receber pela previdência social”, disse. “Não precisa ter que ir pra perícia pra fazer um novo exame. Já está o exame ali, já está constatado pelo médico, nós confiamos nos médicos brasileiros. Isso já melhora bastante o fluxo da fila. A perícia só vai entrar quando esse prazo é maior, quando é uma coisa mais grave,” explicou o ministro.


Imagem
Câmara de Londrina: PL que muda repasse à Caapsml é aprovado em primeiro turno
o PL (projeto de lei) 212/23 que altera a forma de repasse da cota-parte patronal da administração municipal para a Caapsml (Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina) acabou aprovado por unanimidade
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo