O inverno começa às 20h09 desta quarta-feira no Brasil e deve alternar ondas de muito frio com períodos de calor. Nos próximos dias, uma forte frente fria provoca bastante chuva no Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados do Rio e de Minas. Na maior parte do País, ainda vai fazer bastante frio.
Mas, segundo a empresa Climatempo, não será esse o padrão da temporada. Na verdade, a expectativa é de um inverno típico, sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña. "Nos períodos de muito frio, podemos ter condições extremas, até mesmo com neve", prevê o meteorologista Luiz Fernando Nachtigal, da MetSul Meteorologia, que também admite "temperatura elevada" nos intervalos de calor.
Na Região Sul, é provável que períodos quentes evoluam para dias chuvosos, seguidos da chegada de massas de ar polar que tornam os dias frios e secos. Nessas condições, o fenômeno da geada será comum, enquanto o da neve será raro.
Leia mais:
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Uber diz no STF que liberdade é incompatível com vínculo pela CLT
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo
As áreas mais altas dos três Estados - como os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina - são as que enfrentarão frio mais intenso e também as que normalmente já recebem "invasões" de turistas em busca da neve, da sensação térmica rigorosa, limitada ao Sul, e dos prazeres gastronômicos da estação. Por isso, há a disputa pelo título de lugar mais frio.