Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ano-Novo em SC

Liminar proíbe eventos e festas de reveillon em Santa Catarina

Folhapress/Diego Garcia
23 dez 2020 às 14:19
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público de Santa Catarina conseguiu uma liminar da Justiça de SC que deu ao governo 48 horas pra limitar hospedagens em hotéis e proibir eventos nas regiões de nível gravíssimo da Covid-19. Dessa forma, estão proibidas as festas de reveillon nessas localidades.


A decisão atende a pedido do órgão, como forma de conter a piora dos índices de contágio da pandemia, que está em crescimento em todo o Brasil. O MP foi à Justiça após o Estado flexibilizar uma série de atividades, contrariando recomendações dos especialistas, segundo alegou o Ministério Público.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na decisão liminar, o juiz Jefferson Zanini diz que o Brasil e outros países enfrentam a segunda onda da pandemia de Covid-19, com um aumento exponencial do número de contaminados e elevação diária da quantidade de óbitos a partir de novembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em janeiro

Homem abaixa as calças, mostra bumbum para radar e foto vai parar na multa

Imagem de destaque
Entenda

Conheça os direitos do trabalhador no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
ESPECIALISTA EXPLICA

Entenda como a chuva causa deslizamentos e desmoronamentos

Imagem de destaque
Veja ranking

Tamarana está entre os municípios com mais casamentos no Brasil


Na semana passada, Santa Catarina tinha 15 das 16 regiões do estado classificadas em situação de nível gravíssimo. Apenas Xanxerê era tida como em situação grave.

Publicidade


A partir de agora, a ocupação de hotéis, pousadas, albergues e afins devem prever ocupação máxima de 30% no nível gravíssimo, 60% no nível grave, 80% no nível alto e 100% no nível moderado.


Além disso, o funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows devem ser proibidos de funcionar nos níveis grave e gravíssimo, ou com 30% de ocupação no nível alto e 50% de ocupação no nível moderado.

Publicidade


Outras restrições são quanto aos funcionamentos de cinemas e teatros, que ficam fechados nos níveis grave e gravíssimo ou com metade da ocupação no nível moderado.


Já a realização de eventos sociais fica proibido no nível gravíssimo e permissão com 30% da capacidade de ocupação no nível grave, 50% no nível alto e 70% no nível moderado.

Publicidade


O MPSC previa que, sem as medidas, mantida a atual curva de contágio, a previsão é que até o dia 3 de janeiro sejam contabilizadas mais de 1.300 mortes, totalizando 5.500 casos fatais de Covid-19 em Santa Catarina.


O Ministério Público citou os números do boletim epidemiológico divulgado na semana passada pelo Estado de Santa Catarina, que aponta para a marca de 26.617 casos ativos e um total de 442.624 casos confirmados, 7.077 novos em 24 horas.

Publicidade


Para completar, existem mais de 15 mil de exames aguardando por resultado.


O órgão defende que o sistema hospitalar está entrando em colapso, uma vez que os leitos de UTI adulto, que são os de fato impactados pela Covid-19, chegaram a 91,3% de ocupação nesta semana.

O governo de Santa Catarina foi procurado para comentar a decisão liminar, mas não respondeu até a publicação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade