Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Observe o céu!

'Lua de Morango' com eclipse penumbral ilumina o céu nesta sexta-feira

Caroline Knup - Estagiária*
05 jun 2020 às 11:27
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Lua Cheia desta sexta-feira (5) é a última da primavera no Hemisfério Norte e, por isso, marca o início da estação de colheita dos morangos na América do Norte. Por isso, os estadunidenses costumaram chamar a Lua de Strawberry Moon - Lua de Morango, em tradução literal.

O apelido para esta Lua Cheia foi documentado pela primeira vez em 1930, em um almanaque que reúne os nomes que tribos indígenas estadunidenses deram a todas as luas do ano. Apesar de ser chamada de Lua de Morango nos Estados Unidos, a última lua cheia da primavera é chamada de Honey Moon - Lua de Mel, em tradução literal - na Europa desde, pelo menos, 1500.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todas essas tradições e apelidos vêm da cultura do hemisfério Norte, especialmente da parte Ocidental. No hemisfério Sul, entretanto, essa lua cheia em particular não tem uma tradição e nem um nome. Contudo, neste ano, a Lua de Morango será um evento interessante para todos os países, incluindo o Brasil. Isso porque, nesta sexta, haverá um eclipse lunar penumbral.

Leia mais:

Imagem de destaque
353.348 beneficiados

Receita libera consulta a lote residual do Imposto de Renda com R$ 457,7 milhões; saiba como ver

Imagem de destaque
Sunset

Rock in Rio anuncia shows da banda James, cantor Kingfish, Penélope e Pato Fu

Imagem de destaque
Veja vídeo

Mano Brown comemora 54 anos cantando rap no Capão Redondo (SP)

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024


De acordo com Miguel Moreno, coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), o eclipse lunar penumbral vai estar visível no Brasil a partir do nascimento da Lua, marcado para às 17h54.

Publicidade


"A ordem é Sol, Terra e Lua, ou seja, a luz do Sol bate na Terra e, consequentemente, a Terra projeta atrás de si um cone de sombra, no qual a luz do Sol não bate. O meio desse cone é o que nós chamamos de umbra, que é a sombra. Quando a lua passa por ali, temos o eclipse lunar. Se apenas metade da Lua passar por ali, ocorre o eclipse lunar parcial e, se ela entrar totalmente nesse cone de sombra, temos o eclipse lunar total", explica Miguel sobre formação do eclipse lunar.


O coordenador do Gedal conta que, ao redor da umbra, existe ainda a penumbra, na qual a incidência da luz do Sol é diminuída. "Quando a Lua passa pela penumbra, ocorre um eclipse lunar penumbral, mas a diferença visível é pouca", afirma.

Publicidade


O eclipse lunar penumbral desta sexta estará visível no Brasil por um curto período de tempo. Por isso, é necessário estar preparado para a observação logo no início da noite - que marca o final do eclipse. Contudo, conforme alerta Miguel, a diferença é quase imperceptível.


O fenômeno estará mais visível na África, na Oceania e na Ásia.


Quer saber mais sobre astronomia? Entre para o grupo do Gedal no WhatsApp.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade