Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pela madrugada!

Lua se alinha com três planetas e fenômeno pode ser visto a olho nu

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
13 abr 2020 às 17:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelas próximas três madrugadas, a Lua vai estar alinhada a outros três corpos celestes e o fenômeno poderá ser visto a olho nu. A conjunção do satélite natural da Terra com Júpiter, Saturno e Marte e, segundo o coordenador do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), Miguel Fernando Moreno, quanto mais próximo do amanhecer, mais fácil de identificar.

A conjunção ocorre quanto dois ou mais corpos celestes parecem alinhados no céu, como já estão Júpiter, Saturno e Marte. "Por volta das 2h, ao olhar para leste, direção na qual nasce o sol, já é possível ver o alinhamento. Júpiter é a 'estrela' mais brilhante, logo abaixo, uma mais amarelada é Saturno e, um pouco mais para baixo, a 'estrela' avermelhada é Marte. Este alinhamento vem ocorrendo já há alguns dias”, explica Moreno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na madrugada desta terça (14), a Lua estará mais próxima de Júpiter. Na madrugada de quarta (15), estará entre Júpiter e Saturno e, na quinta (16), entre Saturno e Marte. A partir de então, o alinhamento da Lua começa a se distanciar dos outros corpos celestes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Morto em voo

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos investigarão morte do cão Joca

Imagem de destaque
Cão Joca

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cachorro; veja o que fazer

Imagem de destaque
Falha da companhia

Cão é levado para estado errado e morre após falha em transporte da Gol

Imagem de destaque
Povos originários

Milhares de indígenas marcham em Brasília pela demarcação de seus territórios


Usando um software, Moreno projetou como devem parecer as posições dos corpos celestes nos quatro dias:

Publicidade


14 de abril

Reprodução
Reprodução


15 de abril

Publicidade


16 de abril

Reprodução
Reprodução


17 de abril

Publicidade
Reprodução
Reprodução


Ilusão de ótica


Embora o fenômeno seja visível depois de 0h, Moreno avisa que não precisa ficar acordado ou despertar no meio da madrugada para observá-lo. "Quanto mais próximo do amanhecer, mais fácil visualizar”, afirma.

Publicidade


Apesar da impressão, os astros não estarão fisicamente alinhados, já que cada um está a uma distância da Terra: enquanto a Lua fica a 386.000 quilômetros da Terra, Saturno fica a 1,5 bilhão (1.500.000.000!) de quilômetros - Júpiter fica a 776 milhões de quilômetros de distância e Marte, apenas 200 milhões de quilômetros longe.


Significa que, apesar do que vemos no céu, o alinhamento não passa de uma "ilusão de ótica”. "Pense o Sistema Solar como um disco de vinil e é como se os planetas girassem em uma das trilhas de música. O Sol seria o ‘furo’ no meio do disco e as trilhas das oito músicas seriam o movimento dos planetas. Então, embora seja possível ver todos os planetas juntos, cada um está a uma distância e a Lua passa em frente a todos eles, mas a impressão é de que estão lado a lado”, compara o presidente do Gedal


Composto de amantes da astronomia, o Gedal tem uma página no Facebook e um grupo no aberto no Whatsapp para discutir astronomia - clique aqui para ingressar.

(Atualizado em 15/04/2020 às 07h18)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade