Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confirmada

Magda Chambriard assume presidência da Petrobras

Nicola Pamplona - Folhapress
24 mai 2024 às 10:40
- Cleia Viana/Câmara dos Deputados
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O conselho de administração da Petrobras confirmou nesta sexta-feira (24) a nomeação de Magda Chambriard à presidência da estatal, encerrando um conturbado processo de sucessão que derrubou as ações da companhia por duas ocasiões nos últimos meses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Arquitetura que inclui a natureza

Chinês criador das cidades-esponja diz que Brasil pode ser referência

Imagem de destaque
Novo editorial

Editor da revista Science pede cautela sobre evidências de danos às crianças causados pelas redes sociais

Imagem de destaque
Práticas cotidianas dos brasileiros

Um em cada três brasileiros que diz ter coleta seletiva não separa o lixo, aponta Datafolha

Imagem de destaque
Aposentados e pensionistas

Justiça Federal libera R$ 2,06 bilhões em atrasados do INSS

Segundo a estatal, a executiva tomou posse como conselheira e presidente da Petrobras nesta sexta. A empresa defende que não é necessária a realização de assembleia de acionistas para confirmar seu nome, como queriam alguns acionistas privados.

Publicidade


Magda foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Jean Paul Prates, demitido na semana passada após longo processo de fritura, que ganhou força após sua abstenção em votação sobre dividendos extraordinários sobre o lucro de 2023.


Prates não acompanhou a proposta do governo para reter os dividendos, alegando que precisava defender a proposta feita por sua diretoria para a distribuição de 50% do valor. Foi criticado publicamente pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobreviveu por algumas semanas mas acabou demitido.

Publicidade


Sua substituta havia sido cotada para presidir a estatal ainda durante a transição, mas acabou perdendo a vaga. Agora, chega à Petrobras com a missão de dar celeridade às entregas do bilionário plano de investimentos da estatal e mostrar resultados antes da eleição presidencial de 2026.


A lista de projetos prioritários que recebeu do governo inclui recompra de refinarias, encomendas a estaleiros nacionais, e apoio à criação de polo gás-químico em Minas Gerais, base eleitoral do ministro Silveira.


Magda é ex-funcionária da Petrobras e comandou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) no governo Dilma Rousseff (PT). Ela disputou com Prates a preferência de Lula na indicação à chefia da estatal no início do governo.


A agora presidente da Petrobras já vinha frequentando a empresa nos últimos dias, para encontros com a gestão da empresa em uma espécie de processo de transição. Ela ainda não deu entrevistas à imprensa.


Imagem
Julgamento em Londrina que pode cassar Mara Boca Aberta será dia 29
Quase sete anos após a cassação de Emerson Petriv, o Boca Aberta, a sua mulher, a vereadora Mara Boca Aberta (Podemos), vai enfrentar o julgamento da CML (Câmara Municipal de Londrina). A sessão está marcada para quarta-feira (29), às 9h.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade