Uma lista com marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para consumo humano, após constatação de impurezas ou de elementos estranhos acima dos limites permitidos pela lesgislação, foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, nesta segunda-feira (1º).
Em nota, a pasta informou que os produtos que integram a lista devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. “A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”, destacou.
Ainda, no comunicado, o ministério detalhou que o alerta faz parte de desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização realizadas em todo o país entre os dias 18 e 28 de março, quando foram coletadas 168 amostras de café torrado.
Leia mais:
Cidades brasileiras precisam se adaptar às mudanças climáticas
Sete meses após resgate no RS, cavalo Caramelo é adotado por universidade
Uber diz no STF que liberdade é incompatível com vínculo pela CLT
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
Para os consumidores que tenham adquirido esses produtos recentemente, o ministério recomenda que deixem de os utilizar. Além disso, é possível pedir a substituição através dos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Para quem encontrar alguma das marcas citadas na lista sendo comercializadas, a pasta pede para ser comunicada imediatamente por meio do canal oficial Fala.BR. É preciso informar o nome do estabelecimento e o endereço onde foi adquirido o produto.
Confira a lista completa dos cafés considerados impróprios: