Em uma ação de fiscalização, auditores fiscais federais agropecuários do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) estiveram em indústrias de bebidas, localizadas no estado de Santa Catarina, para verificar a conformide dos estabelecimentos elaboradores de bebidas frente aos requisitos de BPD (Boas Práticas de Fabricação)
A operação constatou sérias irregularidades em algumas empresas, levando ao fechamento de três fábricas que não apresentaram condições mínimas de produção, representando risco iminente à saúde pública. Outras 12 fábricas foram intimadas para implementação dos controles de produção e dos procedimentos em conformidade aos requisitos de BPF.
Durante a ação, foram apreendidos 33.134 litros de bebidas, incluindo sucos de laranja, néctares de laranja e uva, vinhos e bebidas alcoólicas mistas, em razão de indícios de adulteração e outras irregularidades. Também foram apreendidos aditivos, coadjuvantes de tecnologia, extratos vegetais vencidos ou sem procedência e rótulos irregulares que possuem alegações que podem induzir os consumidores ao engano sobre sua composição, origem e natureza. Amostras dos produtos foram colhidas e serão analisadas pelo LFDA (Laboratório Federal de Defesa Agropecuária) do MAPA.
Leia mais:
STF discute vínculo de emprego entre Uber e motoristas antes de julgar caso decisivo
Setor elétrico aprova 13 projetos para produção de hidrogênio verde que somam R$ 1,4 bi
Veto a celulares nas escolas deve ser aprovado na Câmara e seguir para o Senado
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
As empresas fechadas serão submetidas a um processo administrativo e só poderão retomar suas atividades após sanar todas as irregularidades identificadas e receber a devida autorização do Ministério da Agricultura. Além disso, as indústrias que foram alvo da fiscalização serão monitoradas para garantir a conformidade contínua com as normas estabelecidas.