Pesquisar

Canais

Serviços

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Educação

MEC lança Projeto Verticaliza, que aproveita estudos de cursos técnicos

Redação Bonde com Agência Brasil
06 abr 2022 às 17:17
Continua depois da publicidade

O MEC (Ministério da Educação) lançou, por meio da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), nessa quarta-feira (6), a primeira etapa do Projeto Verticaliza. A iniciativa proporcionará aos estudantes de cursos técnicos de nível médio o aproveitamento de seus estudos em cursos superiores. A ação conta com a parceria do IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Por enquanto, nessa primeira fase, foi lançado o edital e foram abertas as inscrições para as instituições de ensino superior das redes estaduais, municipais, distrital e federal que ofertam cursos técnicos e superiores de tecnologia, além dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas, militares, comunitárias e confessionais.

Continua depois da publicidade


O projeto visa capacitar profissionais da educação para que desenvolvam planos pedagógicos que possibilitem o aproveitamento de estudos de nível médio em cursos de nível superior de tecnologia.


O período de adesão das instituições é de 1º de abril a 31 de maio. A primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnológico terá início em julho, tendo os profissionais indicados pelas instituições de ensino que aderirem ao projeto como público-alvo. No total, seis turmas serão capacitadas ao longo de dois anos.


O curso é organizado em seis módulos consecutivos, totalizando 180 horas de atividades, com duração de 3 meses. 260 profissionais da educação, de 65 instituições, serão capacitados. O participante que for aprovado nos seis módulos receberá o certificado de Aperfeiçoamento Tecnológico, emitido pelo IFSP.

Continua depois da publicidade


O CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos) disciplina a oferta de nível médio. Os eixos tecnológicos atualmente são: informação e comunicação; infraestrutura; militar; produção alimentícia; produção cultural e design; produção industrial; recursos naturais; segurança; turismo hospitalidade e lazer; ambiente e saúde; controle e processos industriais; desenvolvimento educacional e social; e gestão e negócios.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade