Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Frente fria

Meteorologia prevê temporais no sul do país

Agência Brasil
05 out 2009 às 10:16

Compartilhar notícia

- Folha de Londrina/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há risco de temporal em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul neste início de semana. O serviço de meteorologia de Santa Catarina alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e temporal isolados hoje (5), no fim do dia, especialmente no oeste, meio oeste e planalto sul do estado, devido ao forte calor com temperaturas em torno de 30°C na maioria das regiões.

Outro agravante é a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul que deve avançar entre amanhã (6) e quarta (7) por Santa Catarina, provocando chuvas e, em alguns momentos, temporais com granizo e vendavais. Há risco de alagamentos e deslizamentos em algumas áreas da região oeste ao litoral sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas frequentes e acima da média dos últimos dias deixaram o solo úmido (lençol freático mais elevado) e extremamente vulnerável. A recomendação é para que as pessoas fiquem alerta aos deslizamentos de terra e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente. A Defesa Civil informa que está de prontidão 24 horas também no telefone (48) 3244-0600.

Leia mais:

Imagem de destaque
alteração das regras

Não conseguiu o auxílio-doença do INSS? Veja como ter o benefício, alvo de pente-fino em 2024

Imagem de destaque
CPI da Covid

Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo

Imagem de destaque

Última grande chuva de meteoros de 2024, Geminídeas, será na noite desta sexta

Imagem de destaque
Faltam seis votos

STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais


O último boletim da Defesa Civil mostra que as últimas chuvas trouxeram prejuízos para 96 municípios onde 103.293 pessoas foram afetadas. São 2.370 desabrigados e 9093 desalojados. Três pessoas morreram.

Publicidade


Também a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta à população, que diante da previsão para hoje, evite áreas de alagamentos e fique atenta ao risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.


Há 25 municípios em estado de emergência no Rio Grande do Sul, 200 pessoas desabrigadas e 300 desalojadas. Ao todo, são 45.630 afetadas.


Paraná

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o forte calor possibilitará tempo bom pela manhã e à tarde em todo o estado. Devido às contribuições locais, algumas regiões podem conviver com chuvas de curta duração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo