Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Epidemia

Ministério da Saúde antecipa recursos para combate à febre amarela

Agência Estado
03 fev 2017 às 11:43

Compartilhar notícia

- Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (2) a antecipação de recursos para ações de prevenção e vigilância, além de um bônus para que a vacinação contra a febre amarela seja reforçada. O País vive a pior epidemia da doença desde a década de 1970. São 157 casos confirmados, com outros 876 ainda em investigação. Até agora, 57 mortes pela doença foram confirmadas.

Para tentar bloquear o avanço da febre, a pasta liberou verba para municípios considerados prioritários. Serão repassados R$ 13,885 milhões para ações de reforço da vacinação realizadas a partir de janeiro em 256 municípios de Minas, Espírito Santo, Rio, Bahia e São Paulo. Será feito também adiantamento de 40% nos recursos extras para ações de vigilância em saúde, de R$ 26,3 milhões. Esse recurso tradicionalmente é encaminhado às prefeituras a partir de abril.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, a previsão é de ressarcir despesas extras locais para tratamento de pacientes. "Tudo o que for necessário para novos leitos, para contratação de médicos, será ressarcido", afirmou o secretário de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo. O ministro Ricardo Barros vai para Minas nesta sexta-feira (3) para anunciar os repasses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Determinação

A partir desta sexta-feira, sites não podem vender 48 marcas de whey protein

Imagem de destaque
Confusão a bordo

Mãe se desculpa após discussão dentro de avião e diz que filho fez 'birra ridícula'

Imagem de destaque
Desigualdade racial

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Imagem de destaque
Em entrevista ao Encontro

Mulher que viralizou ao não ceder assento vai processar mãe após exposição


Até agora, foram aplicadas pouco mais de 1,2 milhão de doses em 185 municípios mais atingidos - o equivalente a 90% da cobertura vacinal.


Previsão

Para o ministro, a febre pode continuar fazendo vítimas, mas em ritmo menor do que em janeiro. Os relatos até agora são silvestres, mas ele não descartou o risco do aparecimento de casos urbanos. "Estamos fazendo esforço máximo para conter a febre amarela para que isso não aconteça."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo